21 araras são reintroduzidas no Pantanal de MS

A Fazenda San Francisco, localizada no Pantanal de Miranda (MS), recebeu 20 araras-canindés (Ara ararauna) e 1 arara-vermelha (Ara chloroptera).

A soltura dos animais foi realizada em parceria com a  Universidade do Vale do Paraíba (UNIPAV), o IBAMA de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, Polícia Ambiental, Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de MS (CRAS -MS), e com o apoio da Empresa Molde Plásticos.

A UNIPAV, situa-se no Vale do Paraíba e fica, aproximadamente a 1.400 km do Pantanal. Assim, devido a grande distância, os animais foram transportados em carro refrigerado para evitar o stress das aves.

A reintrodução e soltura foi acompanhada pelo biólogo e Coordenador do CRAS, Elson Borges, por Jose Evaristo Merigo da UNIPAV e pelo proprietário da Molde Plástico, Sr. Luis Tesser Antunes, entusiasta na conservação da fauna silvestre.

10 das 21 araras nasceram em cativeiro e as outras 11 foram apreendidas no comércio ilegal de animais silvestres. As aves serão monitoradas para que tenham uma reintrodução adequada à natureza.

Fotos: Cassiano Zapa, Ulli Braun e Carol Coelho

Por Carla Layane

Com informações Fazenda San Francisco

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>