8º INTECOL-Mato Grosso do Sul sedia evento mundial de ecologia

O Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), já prepara a 8ª Edição da INTECOL, Conferência Internacional de Áreas Úmidas. O encontro é promovido a cada quatro anos pela Associação Internacional para a Ecologia e será realizado entre 20 e 25 de julho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, Mato Grosso.

Pela primeira vez a América Latina sedia o evento, que terá como tema “Grandes Áreas Úmidas, Grandes Preocupações (Big Wetlands, Big Concerns)”. É uma referência a ecossistemas que se encontram fortemente ameaçados, como o Pantanal, uma das maiores planícies alagáveis do mundo. Por isso, Mato Grosso foi escolhido como lugar ideal para o encontro. Afinal, é um dos principais cenários do bioma, que alcança outros dois países (Bolívia e Paraguai) e ainda liga as maiores bacias da América do Sul, a do Prata e a Amazônica.

A expectativa é reunir participantes provenientes de várias partes do mundo, entre  acadêmicos, pesquisadores, empresários e representantes do governo e diversos setores da sociedade, para um amplo debate que estimule fortemente todas as atividades científicas relacionadas com a pesquisa, a sustentabilidade e a proteção não somente do Pantanal, mas de todas as áreas úmidas do mundo.

A conferência será composta por palestras, simpósios, workshops e apresentação de posters, além de excursões científicas no dia 23 de julho para o Pantanal Mato-grossense.  Diversos pesquisadores já confirmaram presença, dentre os quais: José Galizia Tundisi (Instituto Inernacional de Ecologia, Brasil), Wolfgang Junk (Instituto Max-Planck de Estudo de Águas Doces, Alemanha), Eugene Turner (Universidade Estadual da Louisiana, USA). Piet-Louis Grundling (África), Max Finlayson (Instituto Internacional de Gerenciamento da Água, Austrália), Brij Gopal (Universidade de Nehru Jawaharlal, Índia), Shuqing An (China), Richard Robarts (Europa), Hana Cizkova (Replública Checa).

Veja alguns destaques da programação:

– A situação das áreas úmidas e o efeito das mudanças climáticas do planeta

– A educação ambiental em áreas tropicais

– O homem pantaneiro

– Inventário e classificação das áreas úmidas da América Latina

Mais informações pelo site: www.cppantanal.org.br / e-mail: 8thintecol@cppantanal.org.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>