ABETA completa hoje sete anos

“Transformar o nosso país de forma divertida, consciente e saudável, fazendo da vida ao ar livre uma força de evolução da sociedade”. Com essa missão, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), completa sete anos nesta terça-feira (9). Muitos acompanharam o tímido, mas decidido surgimento da entidade: em 2004 um grupo de empresários decidiu por meio de uma lista de discussão na internet criar uma associação que representasse os interesses das empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Hoje são 310 associados presentes em 22 estados e no Distrito Federal, além de 24 Comissões Regionais e Estaduais.

A consolidação da iniciativa pode ser atribuída às características de boa parte dos empresários de Ecoturismo e Turismo de Aventura: paixão pelo que faz e crença no poder do associativismo. Mas a qualidade do trabalho realizado foi o que colocou a ABETA em destaque no cenário nacional. Programas e projetos executados em parceria com Ministério do Turismo, Sebrae Nacional e estaduais, Embratur, Secretarias de Turismo, entre outras entidades público e privadas são o retrato da aposta no comprometimento da Associação com os resultados apresentados.

Outra prova disso é o grau de satisfação dos associados ABETA. “O respeito, a visibilidade e o espaço que o segmento conquistou nos últimos tempos no Brasil não seriam possíveis sem essa união de forças que a ABETA tão habilmente promove, nivelando informações e conhecimentos, encontrando soluções coletivas para desafios individuais”, afirma Robério Góes, diretor da empresa Farol da Foz Ecoturismo (Piaçabuçu/AL).

O presidente da ABETA, Jean-Claude Razel, agradece as demonstrações de confiança no trabalho realizado e afirma que a entidade é reflexo da mobilização e engajamento de seus associados e comissões. “Diariamente somos motivados a continuar nossa jornada para transformar positivamente os segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Saber que estas empresas atuam ao nosso lado em prol da cultura da vida ao ar livre é a maior recompensa que recebemos”.

E avaliar os resultados alcançados nestes sete anos é também uma oportunidade para pensar nos próximos passos da entidade. “Para o futuro, o plano é expandir. Estamos preparando a oferta de um conjunto de novos benefícios e oportunidades para os associados como, por exemplo, ampliar a implementação do Sistema de Gestão da Segurança (SGS), lançar um software de gestão integrada para as empresas dos segmentos e, principalmente, fortalecer as ações de ativação de consumo com o público final e a cadeia de distribuição por meio do Portal Viagem na Natureza (www.viagem-natureza.com.br). Além disso, diversos projetos de qualificação, promoção e desenvolvimento de destinos brasileiros estão em andamento. Alguns exemplos são o Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura e o Turismo em Parques Nacionais”, revela Jean-Claude. E convida, animado: “O ponto alto da comemoração será no ABETA Summit 2011″.

Informações Abeta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>