ABETA SUMMIT 2011 – veja a programação

Estão abertas as inscrições para o ABETA SUMMIT 2011 – Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que acontecerá entre os dias 19 a 22 de setembro, em São Paulo.

A edição deste ano tem como tema “Cultura da Vida ao ar Livre”. A proposta é reunir interessados para uma reflexão sobre a valorização do segmento para a sociedade.

Confira a programação para este ano:

19/09 – Segunda Feira

Cerimônia de Abertura – Auditório Principal
Palestra de Abertura – O Brasil e os megaeventos mundiais, qual o papel do ecoturismo e turismo de aventura na competitividade do país?
Noite Brasileira – delicie-se com música e comida tipicamente brasileira.

20/09 – Terça Feira

07h00 – 08h00 – Summit Fitness
09h00 – Abertura do Congresso

Sessão Geral I – Do sonho à realidade – Como podemos transformar a sociedade e os nossos negócios através da cultura da vida ao ar livre – Sociedade, sustentabilidade e viagens.

10h00 – Sessão Concorrente 1- Soluções Estratégicas para negócios e destinos

Sala 1 – Gestão e Operação no Ecoturismo e Turismo de Aventura – os segredos da manutenção dos equipamentos ao treinamento dos guias, com um fluxo de caixa equilibrado, tendo como resultado clientes satisfeitos. Conheça soluções, estratégias e táticas com quem tem sucesso em seus negócios.

Sala 2 – Produtos de Ecoturismo e Turismo de Aventura desenhados para o mercado internacional – os produtos que sua empresa ou que seus destinos oferecem atendem as demandas do mercado internacional ? Tem atratividade adequada ? A logística foi pensada de acordo com as demandas da indústria do turismo? Conheça com uma das maiores empresas do mundo de ecoturismo e turismo de aventura o que o seu produto deve ter, quais experiências deve oferecer para seu cliente, e quais mensagens deve emitir para competir no mercado internacional.

Sala 3 – Negócios especiais e destinos especiais – como empresários de sucesso podem transformar destinos em todas as suas dimensões. Conheça casos de sucesso brasileiros onde sinergia entre causa e propósito da conservação da natureza transformaram a história de territórios e pessoas, pelas palavras dos líderes que fizeram acontecer.

Sala 4 – Reality Shows e o Turismo de Aventura – conheça e entenda os bastidores, as possibilidades e as ameaças que o fenômeno dos reality shows traz para os destinos de ecoturismo e turismo de aventura. O seu destino pode ser o próximo. Profissionais de classe mundial com experiência nos maiores shows do mundo vêm dividir a experiência com os líderes do ABETA Summit.

Sala 5 – 1° Encontro de Turismo em Parques – Os Parques, o Uso Público e a Terceirização de Serviços – Oportunidades e Desafios. Conheça as experiências de gestão, os planos, os desafios e as oportunidades brasileiras nos parques e unidades de conservação com relação a sua gestão e o seu uso público. Gestores públicos de órgão ambientais vêm debater e dialogar com os líderes do ecoturismo e turismo de aventura brasileiro.

11h00 – Sessão concorrente 2- Aprenda com os Especialistas

Sala 1 – Como está o tema sustentabilidade em seu negócio? Desvende as demandas de mercado e receba informação atual sobre como incorporar requisitos de sustentabilidade em seu negócio. Conheça os esquemas mundiais de certificação e como você pode tornar o seu negócio mais competitivo fazendo o que já faz de forma melhor.

Sala 2 – Encontro com a imprensa internacional – como se relacionar, o que você pode esperar deles e o que eles esperam de você. Conheça os detalhes do trabalho, da forma de pensar e fazer da imprensa internacional especializada. Um grande profissional da imprensa especializada mundial vem contar os mandamentos para uma boa relação com a imprensa.

Sala 3 – O Mapa do Caminho para o Mercado Norte Americano de Ecoturismo e Turismo de Aventura . Receba as informações, estratégias e dicas da pesquisa da Embratur/Unesco sobre o potencial do mercado brasileiro de ecoturismo e turismo de aventura nos Estados Unidos. Informações exclusivas de quem elaborou, conduziu e realizou a pesquisa.

Sala 4 – Otimização de Mecanismos de Busca – o que fazer para ter melhores desempenhos na Internet. Como organizar sua página, palavras chave, permalinks, imagens, tags e outras técnicas que você deve dominar para profissionalizar a sua presença na rede mundial de computadores.

Sala 5 – 1° Encontro de Turismo em Parques
Parques e Terceirização de serviços – Como preparar a sua empresa para participar? O que uma empresa deve fazer para participar de um processo de terceirização de serviços? Quais são as categorias? Quais são as responsabilidades e direitos de ambas as partes?

12h00 – Sessão Geral II  – A Cultura da Vida ao Ar Livre e os Grandes Espaços Naturais – como podemos reinventar a conservação conciliando os parques com o uso público e o turismo.

12h30 – 14h00 – Almoço

14h00 – 18h00 – Encontros de Negócios Nacional e Internacional
Encontros de negócios com mais de 80 dos melhores operadores brasileiros e sul-americanos especializados.

Ocorre simultaneamente:

14h00 – Fórum 1 – Fotografia na Natureza – O Poder da Imagem. Um bate papo com alguns dos melhores fotógrafos de natureza brasileiros. Possibilidades de parcerias, o que oferecer, o que pedir. Como você pode ter bons bancos de imagem e como usar a imagem para valorizar seus produtos e seus destinos.

Fórum 2 – Academia e o Ecoturismo e o Turismo de Aventura – Experiências de sucesso, oportunidades e possibilidades de desenvolvimento das universidades e faculdades com o turismo de aventura e o ecoturismo. Grandes Universidades vêm debater o estado da arte dos segmentos na academia, as possibilidades de parceria e aproximação.

1° Encontro de Turismo em Parques
Fórum Gestores de Parques e Unidades de Conservação (somente convidados) – parte 1
Gestores públicos e especialistas convidados discutem e debatem sobre o desenvolvimento do turismo em unidades de conservação, os desafios institucionais, técnicos e jurídicos. Potencial x Real – Identificação de oportunidades de negócios em UCs. Critérios para definição de indicadores de monitoramento. Categorias de terceirização, usos e restrições. Terceirização e categorias de UC. Elaboração e desenvolvimento de editais de terceirização.

19h00 – Sessão Geral III
Vendendo o sonho – o poder da imagem para a conservação do mundo em que vivemos.

19h30 – 21h00: Jantar 

21/09 – Quarta Feira

07h00 – 08h00 – Summit Fitness
09h00 – 12h00 – Encontros de Negócios Nacional e Internacional
09h00 – 10h00 – Fórum 3 – Gestão Pública no Ecoturismo e Turismo de Aventura
Representantes do Ministério do Turismo, Embratur, SEBRAE, Secretárias Estaduais e Municipais do Turismo vêm trocar experiências, exemplos, boas práticas, destaques do setor e compartilhar desafios e estratégias da gestão pública relacionada ao segmento de ecoturismo e turismo de aventura.

10h00 – 11h00 – Fórum 4 – Bem Receber Copa Ecoturismo e Turismo de Aventura
Representantes do Ministério do Turismo e da ABETA apresentam resultados e conquistas do projeto e as oportunidades e desafios que o Programa Bem Receber Copa do Ecoturismo e Turismo de Aventura trazem. Com foco em trazer informações que possibilitem um maior envolvimento e benefício do programa para gestores públicos, empresários e profissionais do setor.

1° Encontro de Turismo em Parques
Fórum Gestores de Parques e Unidades de Conservação (somente convidados) – parte 2. Gestores públicos e especialistas convidados discutem e debatem sobre o desenvolvimento do turismo em unidades de conservação, os desafios institucionais, técnicos e jurídicos. Potencial x Real – Identificação de oportunidades de negócios em UCs. Critérios para definição de indicadores de monitoramento. Categorias de terceirização, usos e restrições. Terceirização e categorias de UC. Elaboração e desenvolvimento de editais de terceirização.

12h00 – Sessão Geral IV Brasilidade e Sustentabilidade: O potencial do Brasil como protagonista em Desenvolvimento Humano Sustentável. A contemporaneidade, a transformação da sociedade, a vida ao ar livre, viagem e mundo.

12h30 – 14h00 – Almoço

14h00 – Sessão Concorrente 3 – Aprendizado Colaborativo

Sala 1 – Encontro com a Imprensa Nacional – Como se aproximar da imprensa, onde importa o relacionamento, onde importa o produto, onde importa a técnica. O que fazer para conseguir espaço, oportunidades e valor para a imprensa tornando o seu produto ou destino mais competitivo. Profissionais de destaque vêm compartilhar sua experiência.

Sala 2 – Encontro com o Mercado – Uma visão de promoção, produto e distribuição de quem vive o dia a dia das operadoras e agências de viagens. Quais as chances que as empresas de ecoturismo e turismo de aventura têm no mercado convencional? Quais as estratégias para ser competitivo, como colocar e manter seu produto na prateleira das operadoras e agências de viagens?

Sala 3 – Comunicação Integrada – Site, mídia social e ponto de venda – Como está o seu site? Como é a sua presença nas redes sociais? E o seu ponto de venda? Sua comunicação fala as mensagens adequadas para o seu público? Profissionais especializados em atender negócios com as características do turismo de aventura e ecoturismo vêm dividir sua visão, estratégias e dicas de como implantar uma comunicação integrada em sua empresa e ficar mais competitivo.

Sala 4 – Contação de Histórias, enredos e narrativas – como você está contando a sua história? A história da sua empresa, do seu produto e do seu destino? Como você encanta seus clientes, como você os envolve em seus sonhos e histórias? A contação de histórias, o desenvolvimento de narrativas e enredos para produtos e empresas é uma das maneiras mais interessantes de tornar o seu produto competitivo e proporcionar experiências encantadoras para seus clientes. Venha aprender como se faz.

Sala 5 – 1° Encontro de Turismo em Parques
Boas Práticas em Uso Público e Turismo em Parques. Conheça exemplos nacionais e internacionais de sucesso do desenvolvimento do turismo em parques.

15h00 – Sessão concorrente 4 – Idéias Transformadoras

Sala 1 – Fidelização de Clientes – Como você se relaciona com seu cliente? Quais são suas estratégias de fidelização antes, durante e depois. Conheça estratégias e táticas de como potencializar a relação com seus clientes e torná-lo seu fã.

Sala 2 – Mídia social, mundo digital – Conheça todo o trabalho de posicionamento estratégico do portal Viagem na Natureza da ABETA e Ministério do Turismo e aprenda como usar as redes sociais e a internet a seu favor. Conheça melhor o mundo digital, seus caminhos e descaminhos, potencialidades e desafios. Uma das empresas de vanguarda no estudo e desenvolvimento de estratégias sociais vai trazer toda a informação para você em primeira mão.

Sala 3 – Precificação – Como você forma seu preço? Baseado em valor, em custo, no mercado ou no concorrente? Aprenda técnicas, conheça tendências, faça contas e saiba como avaliar melhor e formar seus preços baseado no valor que você gera para o seu cliente.

Sala 4 – Lei Geral do Turismo, Normas e Certificação – Quais as implicações da regulamentação da Lei Geral do Turismo para o turismo de aventura e ecoturismo. O que muda. Como a lei se relaciona com as normas e com a certificação. Tire suas dúvidas e alcance sua segurança jurídica com advogados especializados no tema.

Sala 5 – 1° Encontro de Turismo em Parques
Projeto de Fomento ao Turismo no Entorno dos Parques Nacionais. Representantes do SEBRAE, Ministério do Turismo, ICMBIO e ABETA apresentam os objetivos e o desenvolvimento do Projeto de Fomento ao Turismo no Entorno de Parques Nacionais e compartilham os desafios, as estratégias e os resultados do projeto.

17h00 – Sessão Geral V – O que é essencial em nossas vidas? Um convite a reflexão, a visão sistêmica e as dinâmicas e movimento da vida. Uma fala ativadora para cabeça, coração e alma.

Mensagem de encerramento

22/09 – Quinta-feira

Reuniões ABETA – Para Associados e participantes dos projetos.

Informações e inscrições no site: www.abetasummit.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>