Adventure Sports Fair: Compromisso com a sustentabilidade

Desde a sua primeira edição, a Adventure Fair incentiva a presença de entidades não-governamentais ambientalistas, abrindo espaço na feira para apresentarem seus projetos, campanhas, sensibilizando o público para os temas relacionados ao meio ambiente.

E, a partir de 2004, a feira ganhou um setor específico, Turismo Sustentável e Meio Ambiente, um Fórum para debates e troca de experiencias (FITS – Fórum Interamericano de Turismo Sustentável) e o programa de gestão (Programa Integrado de Gestão e Sensibilização Ambiental – Adventure Attitude) para tratar a temática socioambiental de forma mais abrangente.

Em 2008 o Espaço Sustentabilidade, montado no Centro de Exposições Imigrantes, atraiu centenas de pessoas interessadas em conhecer novidades e a Ecopousada chamou a atenção dos visitantes para ver as dicas de boas práticas e assumir sua parcela de responsabilidade nas ações de preservação ambiental.

O FITS também foi um sucesso. Este ano atraiu em média 125 pessoas por palestra em um rico debate entre a iniciativa privada, empresários do trade, representantes do governo, gestores de unidades de conservacao, ambientalistas e profissionais do setor.

Ambientalista e responsável pela organização do setor de Sustentabilidade e do FITS, Paula Arantes, avaliou que os visitantes “adoraram a Ecopousada e a montagem do setor. Aqueles que já conheciam o evento de outras edições ficaram impressionados com a nova estrutura e muita gente que não conhecia parabenizou a iniciativa”.

Segundo ela, a ação recebeu elogios e vários comentários interessantes, tais como “nunca tinha pensado em alternativas como estas para construção”; “que bacana, é possível gerenciar o “lixo” sem ficar sujo o espaço” e que linda arte com resíduos”.

Para Paula, a contribuição mais importante do espaço aos visitantes da Adventure Sports Fair foi mostrar que é possível pensar e adotar melhores práticas para a sustentabilidade. E que todos podem, e devem fazer a sua parte.

O ambientalista, Glenn Suba, um dos responsáveis pela idealização e organização da mostra de reciclagem e da gestao ambiental, disse acreditar que a Adventure 2008 foi uma das melhores edições da feira. “Recebemos convidados e organizadores do Adventure Travel World Summit – South America, evento internacional realizado simultaneamente à Adventure, que se mostraram encantados com as tecnologias, produtos e conteúdos em sustentabilidade apresentados. Um representante da Nova Zelândia, por exemplo, ficou fascinado com a madeira plástica e mostrou-se disposto a estabelecer algum tipo de intercambio institucional e comercial com os fabricantes”.

Além do público específico, o espaço recebeu a visita dos expositores da feira e do público visitante. “O encantamento era visível tanto com a Ecopousada quanto com a decoração de recicláveis. Muitas pessoas interessaram-se pelos detalhes da montagem da decoração e pelo processo de prensagem do material reciclável”, diz Suba.

Fonte: Adventure News

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>