Aeroporto de Bonito terá base de serviços contra incêndio

O governo do Estado está pronto para instalar no aeroporto de Bonito a unidade de Serviços de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (Sescinc), estrutura de segurança que é um dos pré-requisitos para a habilitação do terminal a receber vôos regulares. A construção do terminal de passageiros está em fase final, e vai garantir em pouco tempo o início da operação pela empresa aérea Trip.

Paralelo às obras de instalação do receptivo, o governo tomou as providências para a implantação da unidade de Sescinc, que abriga bombeiros especialmente treinados para atuar em emergências aeroportuárias. De acordo com o comandante-geral da corporação, coronel Ociel Ortiz Elias, militares dos bombeiros estão prontos para serem deslocados para o Sescinc. Já existe a instalação física onde vai funcionar a unidade e foi adquirido um Carro Contra Incêndio (CCI) do tipo Ataque Principal (AP), conforme exigem as regras de segurança aeroportuárias.

Conforme a classificação oficial, o CCI tipo Ataque Principal são as viaturas maiores, que transportam grandes quantidades de agentes extintores. “O carro comporta cinco mil litros de água, pó químico e espuma”, cita o coronel Ociel. As espumas mecânicas são consideradas agentes extintores principais nos Serviços de Salvamento e Contra-Incêndio. São formadas pela mistura de três elementos fundamentais: água, ar e líquido gerador de espuma (LGE), e foram desenvolvidas para incêndios classe “B” (líquidos inflamáveis).

Ao menos quatro militares deverão atuar simultaneamente dentro do aeroporto, na unidade Sescinc. São profissionais que passaram pela capacitação especial chamada Estágio de Adaptação de Bombeiros em Aeródromos (Eaba). Enquanto aguardam o início da operação em Bonito, os bombeiros estão atuando em unidades como a de Jardim, Campo Grande e Aquidauana.

Fonte: MS Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>