Amanhã é dia da Árvore, comemore junto

Para todas as horas e diversos os motivos, elas são sempre bem vindas. E nada mais certo que comemorar o Dia da Árvore no início da primavera, estação que elas se tornam mais lindas, produtivas e exuberantes.

Desde 1965, comemora-se o Dia da Árvore em 21 de setembro, data que advêm a chegada da primavera, no dia 23 – estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida nos dias frios de inverno. Em todo mundo, a data se comemora em ocasiões diferentes, porém dia 21 foi escolhido no Brasil pela tradição indígena, que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para cultivo.

Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre e luta para sobreviver. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. E ainda tem outros valores: ela protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.

Amor ao meio ambiente – O engenheiro Osvaldo Esterquile Júnior criou um folder reunindo alguns motivos para que todos admirem e aprendam a respeitar as árvores, desde suas sombras até o seu valor comercial. Segundo ele, “Você não precisa amar, basta não maltratar. Respeite a vida, respeite as árvores.” Para conhecer as razões mais ajustadas, veja o anexo.

Por Bárbara Borges





Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>