Artigo sobre composição de anfíbios anuros em área ecoturística

Um dos pontos chave em ecologia é investigar a relação entre os organismos e seus ambientes. Analisar a relação da heterogeneidade ambiental/características ambientais com a composição de espécies trata-se de uma abordagem alternativa aos estudos que relacionam características ambientais a riqueza ou a diversidade de espécies.

Deste modo, este estudo visa analisar a relação das características ambientais de áreas úmidas sobre a composição de espécie de anuros, na Estância Mimosa Ecoturismo (20°58`49“S e 56°30`32“W), inserida no Planalto da Bodoquena, Município de Bonito, Mato Grosso do Sul.

Foram amostradas 18 áreas úmidas e quantificadas seis variáveis ambientais, entre maio de 2010 a maio de 2011 (exceto em janeiro de 2011). A composição de espécies em cada ambiente foi amostrada através do método de busca ativa visual e registro de vocalização. Representamos as mudanças na composição da comunidade de anuros através de um único eixo sintético produzido pelo método escalonamento multidimensional não-métrico (NMDS).

O gradiente ambiental foi representado por meio do primeiro eixo derivado da Análise dos Componentes Principais (PCA). Em seguida, a relação entre os dois gradientes foi testada utilizando uma análise de regressão linear simples. Foram registradas 24 espécies de anuros, distribuídos em 11 gêneros e seis famílias.

O número de arbustos e a altura da gramínea foram as variáveis que melhor explicaram a mudança da composição de espécies de anuros.

Os resultados deste estudo apontam que determinadas variáveis ambientais podem ser preditoras da composição da comunidade de anuros. Essas informações são úteis para a conservação da biodiversidade da região, uma vez que podem auxiliar no ecoturismo, uma das principais atividades econômicas da região.

Autora: Sabine Borges da Rocha1*; Fernando Ibanez Martins2; José Sabino3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>