Artista lança exposição em homenagem ao Dia do Índio

A artista plástica Lúcia Barbosa deu início ontem (18), no Espaço Cultural TV Brasil Pantanal, no Parque dos Poderes em Campo Grande, as cores fortes do universo indígena que são retratadas na exposição “Grafismo Indígena Brasileiro”. O evento faz parte da Semana do Índio.

Segundo a artista campo-grandense, o interesse pela temática indígena vem do respeito que sempre sentiu pelos primeiros habitantes brasileiros. A artista plástica explica que os índios foram os primeiros a fazer arte no Brasil. “Eles não se preocupavam com a durabilidade, por isso e pela colonização, muita coisa se perdeu”.

A respeito da sua vocação, Lúcia Barbosa conta que sempre gostou de se expressar através das artes. “Quando pequena na fazenda já desenhava com galho de planta em cima da terra vermelha e fazia bichinhos dos caroços de mangas. Com 15 anos fiz uma tapeçaria de três metros, depois tive professoras marcantes como Inês da Costa, Neide Ono e Carla Cápua”, relata a artista.

Formada em História, a artista, já expôs suas obras no espaço cultural Conceição dos Bugres, na Galeria Caixa Econômica Federal, no Rio de Janeiro e na Morada dos Baís.  Ela recebeu o 1º Prêmio em Desenho e Menção Especial no Salão de Arte de Dourados, medalha de prata em pintura no XVII Salão de Franca e Menção Honrosa em pintura no IX Salão de Artes Plásticas de Mato Grosso do Sul.

Boa parte das obras que compõem a mostra foi concebida em acrílico sobre tela, como “A uaúba II”, “O maggio a kinikinawa”, “Variante padrão xinguano”, “Homem com cultura indígena em volta de si”,  dentre outras. A utilização de lonas impressas com tintas pigmentadas também pode ser conferida nos trabalhos “Onça pintada costurada”, “Transformação”  e “Vó Dorva vestida de gala”. A técnica em pastel sobre papel também pode ser encontrada nos quadros “Adugo imedu (onça macho) e “Instrumentos musicais e colar”. 

Espaço Cultural

O Espaço Cultural TV Brasil Pantanal é mais uma opção de entretenimento para quem mora ou visita Campo Grande. Com exposições mensais, divulga o trabalho de artistas da Capital e de todo o Estado.  

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. A entrada é gratuita. A TV Brasil Pantanal está localizada na rua Desembargador Leão Neto do Carmo, S/N, Parque dos Poderes.

Informações TV Brasil Pantanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>