Arvorismo e Escalada têm espaço certo no Adventure Sports Fair 2011

Entre os dias 11 a 14 de agosto, a cidade de São Paulo se transformará na capital da aventura com a edição da Adventure Sports Fair, maior feira de esportes e turismo de aventura da América Latina.

Sucesso no ano passado, a parede de escalada e a estrutura para arvorismo estão confirmadas para a edição de 2011. Quem se beneficia com isso é o público amante de altura, que poderá desfrutar e conhecer de perto estes dois esportes de aventura.

Escalada

Este esporte surgiu no século XIX, na Europa, como forma de treinamento urbano, principalmente no inverno, para as escaladas em montanha. Esta modalidade consiste em atingir o cume de uma parede rochosa, de um bloco ou de um muro de escalada, preso a uma corda de segurança e utilizando-se das saliências na superfície como pontos de impulsão. A confederação responsável pelo esporte no Brasil é a CBME – Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada. Mais informações sobre a modalidade podem ser conferidas no site www.cbme.org.br.

Arvorismo

O arvorismo surgiu da necessidade de biólogos e pesquisadores em deslocarem-se pelas copas das árvores a fim de intensificarem suas pesquisas. Logo, o que era trabalho virou atividade de aventura, sendo praticado por milhares de pessoas pelo mundo todo.
O esporte consiste em atravessar plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes obstáculos, como pontes suspensas, escadas, tirolesas e, geralmente, terminando com um rapel.

No Brasil, bons lugares para a prática da modalidade são: Bonito, no Mato Grosso do Sul, Serra da Canastra, em Minas Gerais, o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Petrópolis, no Rio de Janeiro, Florianópolis e Balneário Camboriú, em Santa Catarina, Campinas, Campos do Jordão, Socorro e Brotas, em São Paulo. Brotas que, ao lado de Socorro, possuem certificado do Inmetro em operações de arvorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>