Atrativo de Jardim é cenário de pesquisa

Entre os dias 23 e 24 de janeiro, o Recanto Ecológico Rio da Prata, atrativo ecoturístico localizado em  Jardim-MS, recebeu a visita do biólogo Fabrício Barreto Teresa da (UNESP), com o intuito de realizar observações subaquáticas no Rio Olho D`Água para a coleta de dados para o estudo “Fatores preditores da interação nuclear seguidor”.

O trabalho é parte de um projeto maior coordenado pelo Prof. Dr. Sérgio Floeter (UFSC) que visa comparar os padrões ecológicos de comunidades de peixes de ambientes de água doce e marinhos. É realizado em parceria com pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa (UFSC, Unicamp, UNESP, UNIDERP-Anhanguera e UFRJ).

Fabrício revelou que “os trabalhos realizados durante esses dois foram direcionados para o estudo mais aprofundado sobre a interação nuclear-seguidor. Esse tipo de interação envolve a associação de peixes que causam distúrbios ao fundo do rio durante suas atividades de alimentação (nuclear) promovendo a suspensão de sedimento, com peixes pequenos oportunistas que acompanham o nuclear (seguidores), aproveitando-se dos itens alimentares que são disponibilizados na nuvem de sedimento. Esse estudo em particular tem o objetivo de identificar os fatores que determinam quais as espécies atuam como seguidoras”.

Veja as fotos no link abaixo:

http://bonitopantanal.blogspot.com/2012/01/biologo-realiza-pesquisa-no-rio-olho-d.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>