Atrativo ecoturístico de Jardim recebe soltura de animais silvestres

O atrativo ecoturístico Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado em Jardim (MS), recebeu no dia 10 de janeiro uma nova soltura de animais silvestres, realizada pelo CRAS – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, um dos primeiros Centros de Triagem de Animais Silvestres criado no Brasil, para receber animais para serem reintegrados à natureza. 

A maioria dos animais que chegam ao CRAS são devolvidos à natureza ou encaminhados para projetos de conservação após um período de cuidados especiais com a equipe do centro, composta por biólogos, veterinários, zootecnistas e tratadores. Eles cuidam dos animais que chegam debilitados, vítimas de maus-tratos, alimentação inadequada, ferimentos ou mutilações.

A soltura aconteceu na área da RPPN Cabeceira do Prata- Reserva Particular do Patrimônio Natural – unidade de conservação que permite a proteção perpétua da área, criada por iniciativa do proprietário. Em 1996 a fazenda foi credenciada para receber os animais silvestres.

Foram reintroduzidos à natureza: 03 Frangos d´água azul; 01 Cuíca da cauda grossa; 01 Gambá de orelha branca; 01 Marreca ananaí; 29 jabutis; 07 Cágados de barbicha e 01 jacaré do pantanal.

Entre os anos de 2009 e 2010, a RPPN Cabeceira do Prata recebeu:

– 300 canários;
– 31 papagaios verdadeiro;
– 29 jabutis;
– 23 jabutis;
– 23 papagaios galego;
– 18 curiós;
– 16 maritacas;
– 08 canários da terra;
– 06 pássaros preto;
– 06 tucanos;
– 05 gambás;
– 03 jandaias estrela;
– 02 jaguatiricas;
– 02 patativas;
– 02 coleirinhos;
– 02 chupim;
– 01 gavião carijó;
– 01 cuíca de calda;
– 01 perdiz;
– 01 tamanduá bandeira
– 01 quati;
– 01 mão pelada;
– 01 tatu galinha;
– 01 azulão;
– 01 coleirinho do brejo
– 01 pintassilgo.

Outro passeio do Grupo, A Estância Mimosa Ecoturismo, localizado em Bonito (MS), também é cadastrado para receber soltura de animais silvestres provenientes do CRAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>