Atratur realiza palestra para alunos de Bonito

A Associação dos Atrativos turísticos de Bonito e Região (ATRATUR), ministrou no último dia 06 de outubro a palestra “O Turismo em minha vida”, para alunos da Escola Municipal Professora Durvalina Dorneles Teixeira, em Bonito (MS).

O Presidente da ATRATUR, Ricardo Constantino, iniciou a palestra com uma dinâmica de grupo. Cada grupo colocou em cartazes a importância do turismo para eles, quantas pessoas eles conhece que trabalham no turismo de forma direta e indireta e quantos deles gostariam de trabalhar no turismo um dia. Terminado o trabalho, cada grupo elegeu um representante para fazer a apresentação para os colegas.

Após a explanação de cada grupo foi montado um quadro sobre os beneficios que o turismo traz para a comunidade. 

-Turismo Social: geração de emprego, renda para o municipio, desenvolvimento e melhoria na educação;
-Turismo Ambiental: divulgação das belezas naturais da região, sustentabilidade, e maior conhecimento ambiental.
-Turismo Cultural: conhecimento de novas pessoas, reconhecimento do municipio nacional e internacionalmente, além de proporcionar mais cultura para o municipio, como por exemplo: Festival de Inverno de Bonito e Festival da Guavira.

Sobre o conhecimento de pessoas que trabalha no turismo, ao total deu 72 conhecidos, transformando isso no minimo de uma pessoa para cada aluno. Quando questionados sobre o desejo de um dia trabalhar no turismo, 80% dos alunos responderam que sim, e 20% responderam que não. Após apresentação dos trabalhos o presidente explicou sobre a importância do turismo para a comunidade, reforçando aquilo que os alunos já haviam dito na apresentação. Informou a que do imposto arrecadado anualmente pelo ISSQN, 47% vem do turismo; e que o turismo emprega hoje em Bonito 4.300 trabalhadores, sendo que 53,5% são formais e 46,5% são informais.

Em seguida, juntamente com o Vice-Presidente João Henrique Pirez, o Presidente Ricardo explicou sobre o papel da ATRATUR no desenvolvimento do turismo no municipio e na região.

Com uma lista dos atrativos associados, perguntou aos alunos quais deles eles conheciam. Com isso foi possível concluir que grande parte dos alunos não conhece os atrativos, e muitos deles têm o desejo de conhecer e como dito acima, um dia trabalhar no turismo.

CONCURSO

Para estimular ainda mais os alunos sobre a importância do turismo, a ATRATUR lançou um desafio a cada um deles. Cada aluno fará uma redação sobre o tema “O Turismo na Minha Vida”. O autor da melhor redação ganhará um roteiro de visitas aos atrativos turisticos de Bonito, com direito a um acompanhante. Além disso, ganhará um kit de brinde que conterá produtos dos atrativos turisticos. O prazo de entrega da redação é até o dia 20 de outubro de 2009.

A comissão julgadora da melhor redação será a Diretoria da ATRATUR. O nome do vencedor juntamente com redação será publicado no site na ATRATUR até o dia 05 de novembro de 2009.

Fonte: Atratur

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>