Aves do Pantanal

O fotógrafo Edson Endrigo foi o autor das belas imagens publicadas no calendário do ano passado pela editora Aves e Fotos, que fazem parte do livro lançado no mesmo ano: Aves do Pantanal.

Veja abaixo algumas espécies da região:
 
Arara-azul-grande: mede cerca de 98cm de comprimento e pesa 1,5 kg. Coloração inconfundível, principalmente azul intensa, com diferentes tonalidades.É considerada o maior representante da família em todo o mundo. Vive em casais, grupos familiares ou pequenos bandos.

João-Pinto: possui cor laranja-vivo estendida superiormente das costas até o alto da cabeça e ventre. Habita campos arborizados e regiões abertas. Vive em bandos familiares e separa-se em casais na época de reprodução.

Papagaio-verdadeiro: Mede de 35 a 37 cm de comprimento e pesa cerca de 400g. É conhecido por ser um bom “falador”. Macho e fêmea voam tão juntos um do outro que o casal parece ser uma grande e fabulosa ave de quatro asas, o que se observa inclusive quando estão em bando. Geralmente é “canhoto”.

Tuiuiú: é considerado ave-símbolo do Pantanal onde é a maior ave voadora. No sul do Brasil, é conhecido principalmente como jabiru. Realiza movimentos migratórios. Vive em margens de grandes rios e lagos com árvores esparsas e em outras áreas úmidas, onde se alimenta de peixes.

Udu-de-coroa-azul: pode medir entre 41 e 46 cm e pesa 145 gramas.  Seu canto é semelhante ao de uma coruja, emitido mais freqüentemente no clarear e escurecer, embora possa ser escutado a qualquer hora do dia e da noite. É a ave-símbolo de Bonito (MS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>