Bacia do Alto Paraguai pode fazer parte da região do Pantanal

O Ministério do Meio Ambiente está elaborando uma minuta a ser encaminhada apara a Casa Civil que inclui toda a Bacia do Alto Paraguai como Pantanal.

Isso significa que o planalto dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde se encontram as principais nascentes de rios com importantes serviços ambientais prestados ao bioma, também seriam parte dele.

Atualmente, apenas a planície pantaneira é considerada um ecossistema diferente do cerrado, mas o assoreamento causado por sedimentos da atividade agropecuária do planalto é um dos maiores vilões enfrentados pelo Pantanal. O projeto de lei deverá passar pelo Congresso.

A bacia hidrográfica do Alto Paraguai – BAP – compreende 4,3% do território brasileiro, englobando os estados de Mato Grosso do Sul (51,8%) e do Mato Grosso (48,2%). Está dividido em duas grandes regiões fisiográficas, o Pantanal e o Planalto.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Recanto Ecológico Rio da Prata
Estância Mimosa Ecoturismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>