Bandeirantes (MS) foi contemplado com sua primeira RPPN

O município de Bandeirante em Mato Grosso do Sul, ganhou sua primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A resolução foi decretada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (SEMAC) e publicada no diário oficial do estado de MS no dia 06 de agosto de 2008. A RPPN possui cerca de 152 hectares de áreas que serão destinadas para conservação da natureza.
 
Bandeirantes é composto em sua maior parte por remanescentes de cerrado, cerradão e campo cerrado hoje se encontra em sua maior parte substituído pela agricultura, cultura cíclica, agropecuária e pastagem. A proprietária da RPPN, Srª Albertina Maria de Oliveira acredita que a iniciativa de se criar RPPNs salienta a idéia de que é possível aliar preservação e desenvolvimento: “Espero que a idéia de conservação em terras privadas possa impulsionar os proprietários do entorno a se mobilizarem e criarem suas reservas também. Acredito que esta atitude possa ajudar a manter amostras de plantas e animais para meus netos e conseqüentemente para o futuro da humanidade”, comenta Dona Albertina.
 
Com a criação desta reserva, o Estado conta com 38 RPPNs reconhecidas, somando 128 mil hectares de unidades de conservação em terras privadas que asseguram a proteção de amostras da Mata Atlântica, do Cerrado e Pantanal. O reconhecimento da nova área demonstra o compromisso que os proprietários rurais têm com a conservação da natureza.
 
O que é uma RPPN? Reserva Particular do Patrimônio Natural ou RPPN é uma categoria de área protegida prevista nas legislações Federal e do Estado de Mato Grosso do Sul, na qual a decisão de proteger recursos naturais e paisagens parte do proprietário, sem desapropriação. Criada em perpetuidade, sem restrição quanto ao tamanho, a RPPN pode abrigar atividades de pesquisa científica, turismo ou educação ambiental.
 
O que é a REPAMS? A REPAMS é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede no estado de Mato Grosso do Sul. Congrega proprietários de RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, sendo seu principal objetivo preservar o meio ambiente em áreas particulares, contribuindo desta forma para o aumento, em área e qualidade, das unidades de conservação. A REPAMS promove a divulgação das Reservas Privadas, e de seus objetivos de conservação, e atua em parceria com o poder público e ONGs no apoio a gestão de unidades existentes e na criação de novas RPPNs. Para mais informações sobre a REPAMS, visite www.repams.org.br
Fontes:
 
Albertina Maria de Oliveira– Proprietário da Reserva
 
REPAMS – Associação de Proprietário de RPPN do MS
Contato: (67) 3025-7462
 
Fotos e mapa da região estão disponíveis na REPAMS e CI-Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>