Belezas de Bonito e região são divulgadas em Revista Francesa

A edição de dezembro da Revista Francesa Le Fígaro traz uma reportagem especial sobre as belezas de Bonito e região, em sua seção de viagens. Os jornalistas Olivier Grunewald e Bernadete Gilbertas relatam sobre as emoções vivenciadas no local.

Intitulada “Brésil – Comme un poisson dans les eaux de Bonito” (Brasil – Como um peixe nas águas de Bonito), os jornalistas também se impressionaram com o sistema adotado pelo município, conhecido como modelo de organização e cuidado ambiental.

Segue abaixo trechos da reportagem:

“Bonito é muito bonito e assim irá continuar. Esta pequena cidade, símbolo do ecoturismo no Brasil, desde sempre controla o acesso dos visitantes aos seus rios de águas cristalinas e ricos em peixes, aos lagos azuis escondidos no fundo da gruta, as cachoeiras límpidas que despencam de formações rochosas exuberantes…”

“Das águas translúcidas do Rio da Prata, o rio melhor protegido da região, os peixes observam sem medo os turistas”.

Os jornalistas visitaram o Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado em Jardim (MS), a Estância Mimosa Ecoturismo, o Abismo Anhumas e a Gruta do Lago Azul, descrita por eles como “constelação de estalactites considerada símbolo emblemático de Bonito, capital brasileira do ecoturismo”.

A Diretora de Sustentabilidade dos passeios Rio da Prata e Estância Mimosa, Luiza Coelho, e o pesquisador e biólogo José Sabino são alguns dos personagens citados na matéria. Eles foram questionados, entre outras perguntas, “Por que tem tanto peixe em Bonito?”

José Sabino afirmou que “é devido a grande quantidade de frutas, sementes, larvas e insetos que são produzidos pela mata ciliar, fornecendo assim alimentação abundante para os peixes , atuando, também, como fertilizantes para o rio e vegetação aquática, que por sua vez são o refúgio ideal para a diversidade de peixes existentes no local”. Luiza complementou afirmando que “…há muitos peixes porque o ecossistema da região ainda está bem protegido.

Jornalistas Franceses em Bonito

Bernadette Gilbertas e Olivier Grunewald estiveram em Bonito em outubro de 2009, acompanhados por sua filha Farry e pelo intérprete, Miguel Rico. Conheram as belezas naturais da região e hospedaram-se na Pousada Olho DÁgua.

Veja a reportagem no anexo!

Por Carla Layane

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>