Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura comemora resultados

Iniciativa do Ministério do Turismo, executada pela ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura visa qualificar os profissionais da Linha de Frente desses segmentos a fim de promover o Ecoturismo e o Turismo de Aventura brasileiro e oferecer produtos e serviços com qualidade e segurança.   

Até o mês de julho de 2011, o Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura já promoveu várias ações, entre Seminários de Abertura do Projeto, participação em eventos do trade – através de Espaços Educativos para a disseminação de informações referentes à iniciativa e à promoção dos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura brasileiros – além da realização dos primeiros Cursos de Qualificação do Projeto.

Durante os meses de março e abril foram realizados os Seminários Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura. Primeira ação realizada nas capitais-sede da Copa e entorno, os seminários apresentaram as oportunidades de qualificação oferecidas no âmbito do projeto. O outro objetivo do evento foi o de fortalecer a articulação de lideranças locais e planejar ações com foco na Copa do Mundo em 2014. Ao todo, 12 capitais brasileiras receberam os seminários, que, por sua vez, contemplaram todas as regiões do país e contaram com a participação de 862 pessoas.

Os primeiros Cursos Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura – modalidades presencial e a distância (e-learning) – começaram em maio e, até o início de julho, 311 pessoas foram qualificadas em 10 cursos presenciais. Já nos cursos a distância, 06 turmas qualificaram 266 profissionais. As ações do Projeto são GRATUITAS e abrangem 215 frentes de qualificação, com 121 cursos presenciais, 86 turmas de ensino a distância (e-learning) e 8 cursos em WebTV (videoaulas). Ao todo, o projeto oferecerá 8.500 vagas, visando qualificar 6.000 profissionais.

Os primeiros cursos presenciais oferecidos foram os de Gestão Empresarial, Sistema de Gestão da Segurança, Competências Mínimas do Condutor e Aprimoramento do Produto. Os estados já contemplados foram Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Já os cursos a distância oferecidos até o momento foram os de Gestão Empresarial e Sistema de Gestão da Segurança. 
 
O Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura atende, diretamente, quatro públicos prioritários: Empresários e Gestores de empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura; Condutores de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Equipes de Gestão de Unidades de Conservação e Profissionais da Cadeia de Distribuição do Turismo (agentes e operadores de viagem do mercado convencional).

Além dos seminários e dos cursos presenciais e a distância, no período foram realizadas 02 ações de apoio à mobilização e comunicação – os Espaços Educativos – em eventos do trade. O espaço criado para o Festival de Turismo das Cataratas (Foz do Iguaçu-PR) no mês de junho contou com a visita de 400 pessoas. Já no Salão do Turismo (São Paulo-SP), maior evento do setor no país realizado em julho, o espaço Parque Copa na Natureza atraiu 8.200 visitantes. Nestes espaços também foram realizadas ações promocionais interativas e sorteios de equipamentos e viagens para destinos de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil.

Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura em números (1º semestre de 2011):

– 12 Seminários Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura com a participação de 862 pessoas
– 577 profissionais qualificados (311 em Cursos Presenciais e 266 em cursos a distância)
– 10 Cursos Presenciais realizados
– 6 Turmas de Ensino a Distância ofertadas
– 8 Estados contemplados nas Ações Presenciais
– 4 Regiões contempladas nas Ações Presenciais
– 2 Espaços Educativos realizados em evento do trade:
– Festival de Turismo das Cataratas – 400 visitantes;
– Parque Copa na Natureza no Salão do Turismo 2011 – 8.200 visitantes entre cadastros, participação em atividades e atendimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>