Biodiversidade no Pantanal

Teve inicio no dia 31 de maio, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, a Semana do Meio Ambiente de Corumbá – MS, com o tema “Biodiversidade na Capital do Pantanal”.

Na palestra de abertura, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Pantanal Walfrido Tomás e intitulada “Biodiversidade do Pantanal”, foram expostas as riquezas naturais da maior planície inundável do mundo e as pesquisas em andamento sobre a fauna e flora da região.

Os dados apresentados, de registros finalizados em 2008, mostram que o Pantanal possui 233 espécies de mamíferos em toda a bacia, sendo 68 espécies de médio porte, 75 de pequeno porte e 90 de morcegos. Segundo o pesquisador a região é a área úmida mais rica em espécies aviárias do mundo, com 553 espécies de aves no Pantanal e 812 espécies em toda a Bacia Pantaneira. Outros 179 tipos de répteis foram identificados na Bacia do Alto Paraguai, sendo que 70% deles estão no Pantanal.

Fotos do Pantanal!

Outra palestra apresentada na noite do dia 31, já em outra base de apoio do evento, foi a “Saúde Ambiental e Conservação da Biodiversidade na Bacia do Alto Paraguai”, ministrada pela pesquisadora Débora Calheiros.

Na manhã do dia 01 de junho, o pesquisador Aurélio Borsato ministrou uma Oficina de Extração de Óleos Essenciais, para um grupo de 20 participantes, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)- Campus do Pantanal. Na oficina os alunos conheceram diversas espécies nativas brasileiras que vem sendo exploradas no mercado de óleos essenciais e aprenderam a extrair o óleo essencial dessas plantas pelo método de “hidrodestilação”, utilizando o aparelho do tipo Clevenger. Informações sobre os cuidados no manuseio das plantas durante os processos de colheita, beneficiamento, secagem, armazenamento e processamento também foram abordados.

Durante o evento, que vai até dia 05 de junho, serão oferecidos gratuitamente diversos cursos, oficinas e palestras, com o intuito de despertar a consciência ecológica da população sobre a importância de se conservar a diversidade ecológica da maior planície inundável do mundo. As atividades serão desenvolvidas em diversas instituições da cidade.

A Semana do Meio Ambiente de Corumbá é organizada pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente e conta com vários parceiros, entre eles, a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Com informações Embrapa Pantanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>