Blogueiros de SP visitam Bonito-MS

A cidade de Bonito (MS) recebeu, entre os dias 25 e 29 de novembro, a visita de Janaína Calaça e Erik Soares, responsáveis pelo blog de viagens Jeguiando (http://jeguiando.com). O convite partiu do Portal Bonitoweb, e a vinda do casal foi viabilizada através de parceria com o Conselho Municipal de Turismo de Bonito (Comtur), a agência Ygarapé Tour e o Marruá Hotel.

O casal, acompanhado do mascote Jegueton – jegue de pelúcia que deu nome ao blog -, conheceu alguns atrativos naturais e turísticos da região e também da gastronomia local, no intuito de descobrir os motivos de Bonito ter sido considerado nove vezes consecutivas como o “Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil”.

Eles conheceram o Projeto Jiboia, a famosa Gruta do Lago Azul, o Balneário Municipal, o Buraco das Araras, além dos passeios de bote pelo Rio Formoso, trilha e cachoeiras da Estância Mimosa Ecoturismo e flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim-MS.

E como não poderiam deixar de degustar os pratos da culinária local, o casal aprovou o exótico jacaré ao molho de guavira (fruta da região), carne de javali e a famosa traíra vestida. Eles tiveram a preocupação de conhecer um pouco da história de vida dos moradores da cidade, de entender suas rotinas e a ligação destes com o turismo. “Notamos que há uma relação estreita da população para com a cidade e vice-versa. Os bonitenses sabem que dependem do turismo, mas sobretudo, da necessidade de preservar a cidade, para que as futuras gerações tenham acesso ao que ela oferece hoje e também para manter o destino atraente aos turistas”, diz.

A blogueira, que já visitou mais de 18 destinos nacionais e 2 internacionais (Argentina e México) em 3 anos, comenta que lhe chamou muito a atenção o cuidado dos moradores com o meio ambiente. “A consciência ecológica da população de Bonito não é discursiva, é vivência”, informa.

Janaína, que é baiana, formada em Letras, trabalha como revisora em uma editora em São Paulo e também no blog Jeguiando, há três anos. Está há quatro anos na capital paulista, onde conheceu Erik. Ele, paulistano, é fotógrafo e trabalha como gerente de TI em uma empresa da Capital, além de ser o responsável por registrar todos os momentos para o blog.

O difícil, segundo eles, foi voltar para o ritmo frenético de São Paulo. “Voltei saudosa, para não dizer triste”, informa Jana. O casal já tem planos de voltar para o Mato Grosso do Sul. “A experiência em Bonito, de contato direto com paisagens naturais, animais, com dias calmos, longe do caos das grandes cidades, nos despertou a vontade de esticar a viagem para conhecer o Pantanal, suas belezas, seu povo e suas histórias”, comenta.

Sobre o Jeguiando – A ideia do blog surgiu em uma viagem a Buenos Aires. “Eu estava no Caminito no meio de todas aquelas cores, ouvindo tango do Gardel e fiquei pensando em como seria legal se as pessoas, que nunca estiveram lá, pudessem sentir o que eu estava sentindo naquela hora”, explica. E começou assim, um projeto 100% independente, cujas viagens realizadas foram custeadas por eles ou por meio de convites de empresas que acreditaram no Jeguiando como veículo de divulgação dos destinos, como foi o caso do Portal Bonitoweb (http://www.bonitoweb.com.br/). O blog também caiu no gosto dos internautas, tendo em vista que já foi premiado em 2008, pelo Best Blogs Brazil, como o melhor blog de turismo, por voto popular e está entre os 100 melhores blogs no Prêmio Top Blog.

Por Bárbara Ferragini

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>