Bonito comemora aniversário com desfiles

Encerrando uma longa programação que começou na quinta-feira (1º) com inaugurações e shows, Bonito (MS) comemorou seus 61 anos de emancipação política na sexta-feira (2) com um desfile cívico que reuniu mais de 6 mil pessoas, entre público e participantes, e que está sendo considerado um dos maiores de toda a sua história administrativa.

Realizado na rua Coronel Pilad Rebuá onde foi instalado o palanque oficial (na esquina com a rua 29 de maio), o desfile teve início às 5 da tarde e estendeu-se até 20h30. Em sua abertura, após a execução do hino nacional, o prefeito municipal José Arthur destacou a importância cívica e histórica da data e os esforços da sua administração para promover um desenvolvimento harmonioso, com infra-estrutura e justiça social. “Nossos 61 anos são uma porta aberta para um futuro melhor”, assegurou.

O desfile contou com a participação de três bandas: Banda Municipal Som das Águas, Banda Militar da 4ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizado de Jardim e Banda Cabral, da Escola Municipal Major Alberto Rodrigues da Costa, também de Jardim.

Primeira a desfilar, a Secretaria de Assistência Social com seus projetos deram o colorido e a alegria que predominaram durante todo o evento: o projeto Arte Para Todos, com oficinas de teatro, música e dança, o projeto Conviver Idosos, a Guarda Municipal e a Guarda Municipal Ambiental Mirim e da Frente Emergencial.

A seguir veio a Associação Brazil Bonito, com seus projetos, oficinas e mensagens contra o aquecimento global, pela preservação do meio ambiente, o Clube do Laço Nabileque, com suas manifestações culturais FUNLEC (Fundação Lowtons de Educação e Cultura), o Sindicato Rural de Bonito, o Balneário do Sol e a Fazenda Serradinho, com bonitos carros alegóricos, a Escola Sagrada Família, a Associação Pestalozzi, com seus alunos e projetos, entre eles o de capoeira e a horta, a Casa da Criança, Renovo Instituto Educacional, Escola Estadual Luis da Costa Falcão, a Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (BCG) e escolas municipais ligadas à Secretaria Municipal de Educação: o CEI (Centro de Educação Infantil) Hermínia Teixeira Siqueira, CEI Vera Lúcia Ghizzi Figueiredo e escolas municipais João Alves da Nóbrega, Manoel Inácio de Farias, Professora Izaura Pinto Guimarães, João Alves de Arruda (Pólo), Vitalina Vargas Machado, Durvalina Dornelles Teixeira, Escola Rural do Assentamento Guaicurús e Escola Rural de Águas do Miranda. Do Distrito de Águas do Miranda também desfilaram a Colônia de Pescadores, um grupo de pioneiros e os grupos folclóricos Alabê e Folia de Reis.

Os carros alegóricos, fantasias e representações tiveram como tema predominante a cultura e a natureza, repletos de cores, faixas e cartazes com apelos e mensagens pela preservação dos rios, das matas e dos animais.

As secretarias municipais vieram a seguir, após o desfile da Fundação Neotrópica do Brasil e das viaturas da Polícia Militar de Bonito: a Fundação de Cultura e Esportes de Bonito, com suas equipes de futsal, futebol de campo e voleibol, capoeira e Jiu-Jitsu, o Departamento de Cultura, com a participação do projeto Bonito Feito a Mão e de artistas; a Secretaria Municipal de Saúde com alegorias e mensagens sobre programas de saúde como o Brasil Sorridente, de saúde bucal, a Saúde da Mulher e o combate à dengue; a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, com alegorias sobre a natureza e os prêmios recebidos pelo município na área de ecoturismo; a Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, que distribuiu mudas cultivadas no Viveiro Municipal aos presentes; a SEPRODES (Secretaria de Produção e Desenvolvimento Rural), juntamente com a AGRAER, trazendo produtos da Agricultura Familiar e do projeto Pé de Serra, como doces, frutas, verduras, legumes e mel, com ampla participação dos pequenos produtores rurais.

A seguir a Secretaria Municipal de Obras desfilou com toda a sua equipe, responsável entre outras tarefas pelos trabalhos de coleta de lixo, de varrição, operação e manutenção de máquinas e patrulha mecanizada. Com seus veículos, incluindo carro pipa e um trator, teve como destaque um ônibus especialmente adaptado para transporte dos garis, a fim de garantir-lhes a segurança. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bonito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>