Bonito e Pantanal são tema de produções premiadas no Brasil e Europa

O filme “Bonito e Pantanal – O Brasil no seu Melhor”, produzido por Carla Mendes e realizado por Marcelo de Paula, nas regiões do Pantanal e Bonito, ganhou o prêmio de melhor filme na Categoria Ecologia e Turismo, a mais concorrida no ART&TUR, Festival Internacional de Filmes de Turismo de Barcelos, em Portugal.

Já a série de TV “Pantanal Um Tesouro do Planeta”, produzida pela mesma produtora, a Código Solar, exibida em capítulos no Jornal da Noite do SBT, venceu na categoria de Melhor Série de TV do VI FATU, Festival Brasileiro do Filme de Aventura e Turismo, edição 2010, realizado na cidade de Socorro (SP), entre os dias 22 a 28 de novembro.

É a segunda premiação da série, sendo a primeira no Fest Cine Ceará. As duas produções fazem parte da tríade que inclui o documentário institucional “Pantanal no Ar” que foi gravado em 2007 durante um período de três meses de expedição pela região de Bonito e Pantanal e contou com o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

A história de Marcelo de Paula com o Estado é antiga, atraído pelas suas raízes indígenas, veio para MS pela primeira vez no ano de 1983, no início de sua carreira como fotógrafo, na ocasião se aventurou pelo interior do Estado nos trilhos do Trem do Pantanal que o levaram até Corumbá. Em 2006 produziu o filme longa metragem, Karajá, rodado em 1991, numa expedição que durou cerca de 10 meses e o conduziu pelas cidades de Miranda (MS), onde conviveu com os índios Terenas, Nova Xavantina (MT), com os Xavantes, e na aldeia Santa Isabel do Morro, onde conviveu com os Carajás, por seis meses na Reserva Indígena da Ilha do Bananal (TO).

No ano passado (2009) esteve de volta ao Estado para lançar o vídeo institucional “Pantanal no Ar”, que foi apresentado em diversas cidades do Estado, inclusive no Festival de Inverno de Bonito. Marcelo de Paula se considera um “profundo conhecedor e admirador do Estado”, e tem o projeto de rodar mais dois filmes em Mato Grosso do Sul.

As premiações trazem visibilidade e proporcionam a divulgação das belezas naturais de Bonito e Pantanal – um dos mais importantes ecossistemas do mundo – com qualidade, para um público nacional e internacional, o filme “Bonito e Pantanal – O Brasil no seu Melhor”, já foi exibido e participou de Festivais em diversos países.

Informações Fundação de Turismo MS
(http://www.turismo.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=162&id_comp=1913&id_reg=127162&voltar=home&site_reg=162&id_comp_orig=1913)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>