Bonito MS – Conheça os melhores destinos de ecoturismo brasileiro

No último dia 21, foram divulgados durante a 10º edição da Premiação da Revista Viagem e Turismo – Prêmio VT 2010/2011 – os dez melhores destinos de ecoturismo no Brasil.  Pela nona vez consecutiva, a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, conquistou o título.

Conheça um pouco mais sobre os destinos premiados:

1º lugar: Bonito (MS)
Suas águas cristalinas são verdadeiras jóias da natureza e são o habitat ideal para diversas espécies de peixes e plantas. Essa é uma das razões pela qual os passeios de flutuação e mergulho com cilindro encantam turistas do mundo inteiro. Além desses passeios, há também inúmeras trilhas passando pelas cachoeiras, passeio de bote nos rios, rios, lagos, cavernas e balneários.

2º Brotas (SP)
É conhecida internacionalmente por ter se especializado no turismo de aventura, sendo palco para a prática dos mais diversos esportes de aventura, como o rafting e a canoagem.

3º Fernando de Noronha (PE)
Paraíso ecológico e turístico brasileiro composto por praias belíssimas, com águas límpidas e quentes, areia dourada, ondas contempladas por surfistas, vida marinha impressionante que surpreende qualquer mergulhador profissional. A ilha conta ainda com morros e pedras que são verdadeiros mirantes naturais.

4º Pantanal (MT e MS)
Possui 250 mil quilômetros de extensão que fica distribuído entre o sul de Mato Grosso, o noroeste de Mato Grosso do Sul, o norte do Paraguai, e o leste da Bolívia, estando, portanto, no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai.Suas extensas áreas inundadas que servem de abrigo para peixes como o pintado, o dourado, o pacu, a piraputanga, o piau, e também para outros animais, como as araras, as capivaras, os tucanos e as ariranhas. É considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e como Reserva da Biosfera.

5º Chapada Diamantina (BA)
É uma região de serras, situada no centro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Essas correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais.

6º Amazônia (AM)
É uma região natural da América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical – a Floresta Amazônica – a qual possui 60% de sua cobertura em território brasileiro. A bacia hidrográfica da Amazônia possui muitos afluentes importantes tais como o rio Negro, Tapajós e Madeira, sendo que o rio principal é o Amazonas, que passa por outros países antes de adentrar em terras brasileiras.

7º Foz do Iguaçu (PR)
Um dos lugares mais belos do mundo, com imensas cataratas, Foz do Iguaçu, divide espaço com brasileiros, argentinos e paraguaios, devido à sua extensão. Milhares de turistas visitam anualmente o local, atraídos pela intensa beleza das cataratas do rio Iguaçu, um conjunto de  275 cachoeiras que chegam a 90 metros.

8º Itacaré (BA)
Reconhecida como um dos melhores picos de surfe do Estado da Bahia, Itacaré recebe durante o ano todo gente do mundo inteiro, que vem desfrutar da energia que é estar em contato em tempo integral com a natureza seja nas praias, trilhas, cachoeiras ou passeios pelo Rio de Contas.

9º Chapada dos Veadeiros (GO)
Os paredões rochosos, cânions, rios cristalinos, cachoeiras e principalmente piscinas naturais fazem da Chapada dos Veadeiros um local perfeito para o ecoturismo e o turismo de aventura.

10º Lençóis Maranhenses (MA)
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abriga um vasto e singular deserto, coberto de dunas e uma infinidade de lagoas verdes e azuis.

Por Carla Layane

Com informações Viagem Brasil, Viagem e Turismo, Itacaré.com e Wikpedia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>