Bonito (MS) está entre os destino mais desejados por brasileiros

Essa pesquisa foi realizada pelo Ministério do Turismo e aponta Bonito (MS) como um dos 20 destinos turísticos mais desejados pelos brasileiros. A pesquisa classificou a intenção de viagem conforme a renda mensal familiar dos pesquisados.

A 5ª edição da Pesquisa de Turismo Doméstico, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), coloca o município sul-mato-grossense em 14º na lista. O dado chama a atenção para o maior índice de turistas de alta renda, que ganha acima de 15 salários mínimos. Bonito obteve 3% de citação dessa classe, seguida por 2,5% de pessoas com renda familiar mensal entre 4 e 15 salários e 1,5% da classe que ganha até 4 salários mínimos.

Fernando de Noronha é o destino mais desejado pelos brasileiros, seguido de Fortaleza, no Ceará. Ao lado dessas, outras sete cidades da Região Nordeste (Salvador, Natal, Recife, Porto Seguro, Ipojuca, Maceió e São Luís) estão entre as vinte cidades mais desejadas; cinco no Sul (Gramado, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Porto Alegre e Curitiba), três no Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Aparecida do Norte), duas no Centro-Oeste (Bonito e Brasília) e uma no Norte (Manaus).

Os destinos de Bonito, Fernando de Noronha, Natal, Gramado, Florianópolis, Manaus, Maceió, e Porto Alegre despertam maior interesse conforme aumenta a renda. Já Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Porto Seguro, Brasília e Aparecida do Norte despertam maior interesse nas classes mais baixas de renda.

Pesquisa:
A Pesquisa de Turismo Doméstico teve sua 1ª edição em 1998, cobrindo os 96 municípios que, à época, tinham mais de 200.000 habitantes, num total de 9.000 entrevistas domiciliares. Em 2002 e 2006 foram realizadas a 2ª e 3ª edições da pesquisa, ampliando a cobertura geográfica e o tamanho da amostra. Em 2008 foi realizada sua 4ª edição com uma amostra probabilística de 137 municípios e um total de mais de 37 mil entrevistas.

Na 5ª edição, em 2012, a amostra da pesquisa tornou-se totalmente probabilística. Para tanto, decidiu-se manter os mesmos 137 municípios selecionados na pesquisa de 2008.

Os seguintes parâmetros médios indicam as principais características dos entrevistados em alguns de seus aspectos, sejam eles viajantes ou não:

Chefes de famílias: 63,0%;
Gênero: masculino 39,1% e feminino 60,9%;
Idade média: 47,4 anos;
Renda Familiar Média: R$ 2.394,63.

Com informações: Capital News

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>