Bonito partcipa do Programa Aventura Segura



De tempos em tempos a mídia veicula notícias sobre jovens perdidos num parque estadual, sobre uma corda que arrebentou quando alguém praticava rapel ou de uma fogueira que virou incêndio florestal. Para evitar notícias como essas nasceu o Programa Aventura Segura, executado pela ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, em parceria com o Ministério do Turismo e SEBRAE Nacional.

Hoje, com quase três anos de atuação, o Programa já apresenta resultados significativos, contribuindo para a diversão e segurança de turistas brasileiros e estrangeiros. O Aventura Segura vem desenvolvendo atividades de capacitação e qualificação em 17 destinos turísticos, com mais de 100 municípios envolvidos e 4 mil pessoas mobilizadas nas ações. Bonito e Serra da Bodoquena estão incluídos. Já foram criados 8 Grupos Voluntários de Busca e Salvamento e outros 6 estão em processo de estruturação e o portal Web do Programa já recebeu mais de 90 mil acessos. Trata-se de uma solução para desenvolvimento de destinos turísticos, através da promoção de lideranças, governança e diálogo, baseado nas melhores práticas nacionais e internacionais.

Existem, contudo, conquistas que os números não conseguem expressar, como afirma o presidente da ABETA, Jean-Claude Razel: “Muitos acidentes deixaram de acontecer. Vidas estão sendo salvas e os destinos de turismo de aventura estão mais bem organizados e conseguem se articular melhor”.

Há mais de 10 anos como condutor, Adriano Garcia, da Maracá Turismo, nos Lençóis maranhenses, vê no dia-a-dia o avanço do Programa e endossa a posição de Jean-Claude. “Antigamente, não tínhamos a organização que temos hoje. Agora, nos preocupamos com tudo: carro bem ajeitado, manutenção, pneu de step, tudo para evitar dar problema”.

Fonte: Capital News

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>