Cartilha sobre o Pantanal é entregue aos alunos de Corumbá

Os alunos das escolas das águas e do campo agora contam com uma cartilha que retrata didaticamente o local onde vivem. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Corumbá (MS) com a ONG Ecoa e o projeto Criança Esperança, da Unesco e da Rede Globo, cerca de 380 estudantes receberam a publicação Caderno do Aluno, denominado “Pantanal: Mundo das Águas”. O conteúdo será trabalhado nas diversas disciplinas do ensino fundamental.

Com linguagem simples, o objetivo do material é levar às comunidades que vivem afastadas da área urbana de Corumbá, e que têm como pano de fundo o Pantanal sul-mato-grossense, informações sobre conscientização ambiental e ciclos das cheias, além da localização geográfica e riqueza da fauna e flora da maior planície alagável do mundo. Dividida em 24 capítulos e 31 páginas, a publicação faz os estudantes viajar por pontos que fazem parte do seu próprio cotidiano, mas que muitas vezes não são conhecidos profundamente.

Para estimular ainda mais a vontade de aprender nos alunos, todo o projeto gráfico e desenhos foram feitos por alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme). São 14 crianças de escolas das regiões do Porto da Manga, Paraguai-Mirim e Jatobazinho que ilustram e aproximam os traços com a realidade vivida pelos moradores daquelas localidades.

O caderno do aluno “Pantanal: Mundo das Águas” foi distribuído nas escolas das regiões da Barra de São Lourenço, Paraguai-Mirim, Jatobazinho, Porto da Manga, Albuquerque, Porto Esperança e Forte Coimbra.

Foram parceiros na realização da cartilha a Associação dos Moradores do Porto da Manga, Associação dos Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda, Associação dos Ribeirinho da Serra do Amolar e Barra do São Lourenço, Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Ibama (Unidade de Corumbá-MS), Instituto Acaia, Núcleo de Ecomunicadores dos Matos, Parque Nacional do Pantanal (Poconé-MT), Paz e Natureza – Pantanal; Prefeitura Municipal de Miranda, Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania de Corumbá, Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República, Secretaria Executiva de Educação de Corumbá, Secretaria de Saúde de Corumbá, Rede Aguapé de Educação Ambienta, Rede Pantanal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (unidades de Corumbá e Campo Grande), além do apoio do projeto Criança Esperança, Blue Moon fundation e EGP – Ecosystems Grants Programme – The Netherlands.

Com informações Prefeitura de Corumbá

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>