CBBD tem apoio da Fundação de Cultura de MS

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), a partir deste domingo (5), apóia o 23° Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD), que acontece no Centro de Convenções de Bonito.

 

O evento, que continua até o próximo dia 8, é promovido pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab) em parceria com a Associação dos Bibliotecários de Mato Grosso do Sul. “Esta é a primeira vez que o congresso acontece em uma cidade do interior do País. Ele só acontecia em capitais”, comemorou o bibliotecário e gestor da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, Aparecido Melchiades. Segundo ele, esta iniciativa é fundamental para o Estado porque dá visibilidade aos profissionais da área e desperta os gestores dos municípios para a importância de se contratar os especialistas para atuarem nas bibliotecas, promovendo assim, a melhoria da difusão do conhecimento.

 

Sheila Radich, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de MS, gerido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, lembrou também que atualmente os 77 municípios do Estado têm bibliotecas, mas somente Naviraí e a biblioteca Dr. Isaías Paim, de Campo Grande, é que abriram concurso público para a contratação de bibliotecários.

 

O 23° CBBD pretende revelar o estado da arte das pesquisas, das práticas e do desenvolvimento de produtos e serviços relacionados às bibliotecas, sistemas de informação, documentação e redes de bibliotecas no Brasil e no exterior, no contexto da sociedade da informação e do conhecimento.

 

Durante o evento haverá palestras e conferências que promoverão a difusão de fundamentos teóricos e experiências implementadas pelas bibliotecas sob o ângulo da gestão, comunicação e tecnologia da informação, de forma multidisciplinar. Serão também abordados aspectos sociais, econômicos e políticos além de serem promovidos debates para a formulação de recomendações, aperfeiçoamento e ampliação de ações na área.

 

O CBBD é o maior fórum existente na área de biblioteconomia, documentação e ciência da informação no país. Ele promove a atualização de profissionais da área como bibliotecários, documentalistas, cientistas da informação, professores, entre outros.

 

Cultura


No 23° Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação haverá a apresentação da Orquestra Revoada Pantaneira e intervenções literárias e o improviso guaicuru do poeta Ruberval Cunha. A Orquestra Revoada Pantaneira é formada por violinos, violas eruditas, cellos, percussão e viola caipira. O grupo musical foi criado em 2007 pelo instrumentista André da Viola, fundador da Orquestra de Câmara Villa Lobos. 

 

Fonte: Noticias MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>