CD educativo valoriza fauna do Pantanal brasileiro

A Embrapa Pantanal e a Conservação Internacional (CI ) estão lançando o CD “Nossos Bichos” – Mamíferos do Pantanal, elaborado pelo pesquisador Guilherme Mourão e sua orientanda Ísis Medri. Dois lançamentos foram programados: um em Campo Grande, no dia 4 de junho, e outro em Corumbá, no dia 10. 


O material estará disponível para download no site www.cpap.embrapa.br a partir das 18h desta quarta-feira, dia 4. Basta o internauta acessar o link CD Nossos Bichos, no site da Embrapa Pantanal, e preencher os dados solicitados. Após este preenchimento, o internauta receberá em seu email o link para download.

Em Corumbá, Guilherme fará uma demonstração do CD e prepara a distribuição de um exemplar para cada escola presente no encontro mensal com todos os professores e diretores de escolas municipais. Será às 14h, na escola Rachid Bardauil.

Em Campo Grande o lançamento do CD foi organizado pela CI e será na Lalai Doces, às 18h30, junto com outras duas publicações da Conservação Internacional: o livro Fazenda Rio Negro: Tradição e Conservação no Pantanal Mato-Grossense e a revista Biô.

Segundo Guilherme, o CD foi concebido a partir de palestra interativa que o pesquisador da Embrapa Pantanal preparou para um fórum em um colégio de Corumbá. O material foi adaptado e se transformou em dois jogos educativos para crianças do ensino fundamental. Pelo CD, crianças aprendem muito sobre a fauna do Pantanal: os nomes dos bichos, o que comem, seus hábitos, pegadas e sons.

“É preciso conhecer para conservar. A educação ambiental é fundamental para que as crianças aprendam desde cedo sobre a importância da conservação da biodiversidade”, diz o pesquisador da Embrapa-Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O CD contém ainda um arquivo com informações adicionais de cada animal citado com o objetivo de apoiar os professores na sala de aula, além de uma bibliografia adicional para aquele que desejar se aprofundar no conteúdo.

“O material oferece às crianças a possibilidade de aprender brincando sobre biologia e conservação de espécies”, diz Mariza Silva, especialista em articulação ambiental da CI-Brasil e coordenadora geral do projeto do CD.

Fonte: Embrapa Pantanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>