Cenário ideal para treinamento de mergulho em cavernas

Conhecida como um dos mais belos cartões-postais de Mato Grosso do Sul, a Lagoa Misteriosa, localizada em Jardim, encanta devido à transparência de suas águas e ao mistério que a cerca por causa da sua profundidade desconhecida.

No último dia 13 de setembro foi realizado no local um treinamento de espeleomergulho para mergulhadores esportivos e profissionais na especialidade mergulho em cavernas.

A realização do curso ocorreu mediante as normas e autorização de número 004/2009 do Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas – CECAV, órgão do ICMBio/MMA em acordo com a Instrução Normativa IBAMA número 100/06.

Com a coordenação de José Lourenço Barroco (Tuta), o curso contou com a presença 5 alunos: Perttu Matias Katila, Alex Porto, Paloma Teixeira Rodrigues e Éderson Aivi e os mergulhos tiveram em média uma duração de 30min, sendo realizados quatro mergulhos (dois de cada dupla).

Devido a sua grande profundidade, a Lagoa Misteriosa é um ambiente ideal para treinamentos de mergulhos, tanto espeleológicos como recreacionais (mergulhos open water básico e avançado).

De acordo com a Diretora de Sustentabilidade do passeio, Luiza Spengler Coelho, o  atrativo ainda não está aberto para a visitação turística, pois aguarda licenciamento ambiental pelos órgãos competentes. “No entanto, os cursos de mergulho podem ser realizados mediante autorização do CECAV e dos proprietários do atrativo”, afirma.

Quando liberada para o turismo, será possível realizar na Lagoa Misteriosa desde a flutuação com snorkel até o mergulho autônomo, respeitando sempre o nível de certificação do praticante.

Por Carla Layane

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>