Cineasta visita MS para divulgar suas belezas

Com o intuito de “vender” Mato Grosso do Sul para o mundo, o governo do Estado convidou a cineasta Tizuka Yamazaki para conhecer Bonito, Miranda e Corumbá.

Durante encontro com a diretora, que assina filmes como “Gaijin – Caminhos da Liberdade” e “Fica Comigo”, o governador André Puccinelli (PMDB) enfatizou que os vídeos institucionais que divulgam o turismo do Estado não conseguem alcançar a beleza da imagem real.

“Nossos vídeos não traduzem nem 30% da beleza de Bonito, Rio da Prata, Miranda, Corumbá, Rio Verde. Não conseguem contextualizar a realidade”, apontou Puccinelli.

Antes de conhecer as belezas naturais, Tizuka antecipa que é preciso criar cumplicidade com a paisagem, estratégia adotada pelo cinema. “Tem que ter alguma coisa a mais: a magia”. E complementa: “O filme Casablanca foi feito há quase 70 anos. Mas até hoje a pessoa vão lá achando que pode encontrar o seu grande amor”. O filme leva o nome da cidade onde foi rodado.

Outros fatores citados pela cineasta são qualidade e seleção das imagens. “Alguns vídeos de turismo mostram muita coisa, mas o espectador não vê nada”. Tizuka Yamazaki vai permanecer em Mato Grosso do Sul até segunda-feira.

Índios – Em 2009, a diretora lança o filme “Amazônia Caruana”. Ela destacou que o filme estreitou o contato com os índios e manifestou o desejo de conhecer as aldeias do Estado. “Estou interessada. A comunidade indígena pantaneira usava o cavalo. Visualmente é muito bonito”, afirma.

Coragem – Sobre Campo Grande, onde conheceu a Feirona e provou o sobá de Okinawa, Tizuka Yamazaki recorda que a cidade já esteve em seus planos de cineasta.

“Tinha o projeto de um documentário sobre os japoneses que chegaram para trabalhar na estrada de ferro. Gente corajosa, que pela primeira vez se viu com um dinheirinho nas mãos”, relata.

Os japoneses fugiam dos cafezais paulistas, onde viviam em condição de escravidão. O documentário não aconteceu porque a diretora estava envolvida em um longa-metragem. 

Fonte: Campo Grande News

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>