Com segurança, ecoturismo é prazer e aventura

Crime ocorrido no Paraná é alerta para quem pratica passeios ecológicos; evite acidentes e riscos em trilhas; busque apoio de empresas e profissionais conhecidos.

Um rapaz de 22 anos morreu e sua namorada ficou gravemente ferida no último sábado (31 de janeiro) ao sofrerem uma tentativa de assalto de um falso guia de turismo, no litoral do Paraná. O homem havia se oferecido para acompanhar o casal em uma trilha e, durante o passeio, anunciou o assalto. O crime alerta sobre os riscos que correm os turistas ao ignorar alguns cuidados que se deve tomar antes de aventuras em trilhas.

“A trilha traz altos riscos quando feita sem os devidos cuidados. Hoje, há muitos lugares credenciados, que oferecem monitores devidamente cadastrados, uniformizados e capacitados para o trabalho de acompanhamento. Além de segurança, esses profissionais podem enriquecer a aventura, dando detalhes sobre as belezas naturais encontradas em cada trajeto”, orienta José Luiz Nadai, diretor do Tuim Parque, reserva ecológica localizada no sertão da Barra do Una, São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

Além dos riscos de assaltos, a falta de conhecimento da região pode resultar em perdas e outros acidentes. “Os noticiários mostram com freqüência grupos que, em busca de uma bela paisagem, mas sem preparo algum, se emaranham na mata e ficam perdidos, muitas vezes sofrendo picadas de insetos e outros sobressaltos. O monitoramento qualificado e credenciado ajuda a minimizar riscos, sem que o turista perca a sensação e adrenalina que a trilha lhe proporciona”, afirma Nadai.

A seguir algumas dicas para quem gosta desse tipo de aventura: – Antes de tudo, escolha um local que ofereça monitoramento durante toda a trilha. De preferência, busque referência sobre o mesmo. – Leve repelente e protetor solar. Eles são itens imprescindíveis na mala do aventureiro. – Utilize roupas e tênis confortáveis. – Não esqueça a roupa de banho. As trilhas costumam guardar excelentes surpresas, como quedas d`água, cachoeiras e piscinas naturais.

Fonte: Portal Fator Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>