Começa hoje o Festival Gaúcho de MS

Nesta quinta-feira (15/07) começa em Rio Brilhante o maior encontro do tradicionalismo gaúcho do Estado – o 21º Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams), com o tema “Tradição gaúcha unindo o pampa ao pantanal”.

A solenidade de abertura ocorrerá às 19h30 na sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiro Velho. Em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS), o Fegams é realizado anualmente e a proposta é reunir todos os integrantes dos CTG`s do Estado.

Conforme o tradicionalista Natal José Marchioro, o tema do Fegams mostra o principal objetivo do encontro: “A integração entre gaúchos e sul-mato-grossenses, que será mostrada por meio dos nossos costumes, como a dança, por exemplo. Convidamos toda a população a participar desse grandioso evento, a entrada é gratuita”, diz Marchioro. Ele explica que o CTG Tropeiro Velho montou uma estrutura ampla para a festa, que tem duração de quatro dias. “Estamos com espaços adequados para as instalações das equipes de campeira, cozinhas de todos os CTG`s e também local para os acampamentos, com banheiros novos e bem estruturados”.

A comissão organizadora espera a participação de 10 CTG`s ou mais do Estado e cerca de 3.500 pessoas, além dos visitantes. De acordo com o presidente do MTG-MS, Agadir Mossmann, os integrantes do movimento tradicionalista desenvolvem nos CTG`s do Estado trabalhos que envolvem pesquisa com as culturas gaúcha e sul-mato-grossense. “Todo esse trabalho é realizado por meio da dança, música, literatura, artesanato, culinária, usos e costumes, além de esportes e tradições campeiras. Assim, o Fegams é uma grande ferramenta para o desenvolvimento cultural gaúcho. E também é o momento onde ocorrem a confraternização e o fortalecimento do movimento tradicionalista e a integração com a sociedade”, destaca o presidente.

Durante o Fegams serão disputadas mais de cem provas nas diversas modalidades como Campeira (laço, rédeas, gineteadas etc); Poesia, Causo e Declamação; Música; Esportes (bocha, bolão, tava e truco); Danças Tradicionais (folclóricas, birivas, chula), entre outras.

Investimentos – O 21º Fegams foi contemplado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) do Fundo de Investimentos Culturais do Estado 2010 (FIC-MS). O Fegams é uma realização do CTG Tropeiro Velho e MTG-MS, com a parceria da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Sindicato Rural.

Com informações MS Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>