Continuam em Campo Grande (MS) as atividades do 1º Congresso Brasileiro de Cavalo Pantaneiro, que teve início no dia 31 de maio no Haras Nevada. O evento é realizado pela Associação de Criadores do Cavalo Pantaneiro do Mato Grosso do Sul e pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Pantaneiros até o dia 6 de junho.
Programação – O encontro oferece palestras sobre o histórico do cavalo pantaneiro, reprodução eqüina, nutrição eqüina, morfologia do cavalo funcional e fisiologia do exercício. Estão previstos cursos sobre doma, rédea, casqueamento e artesanato em couro, além de workshops.
Cavalo Pantaneiro
A raça cavalo pantaneiro se formou de maneira natural, por segregação, há mais de 300 séculos na região dos Pantanais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em conseqüência das distâncias e dificuldades de comunicação entre essa zona e o litoral, o Pantaneiro ficou isolado durante longos anos e livre dos cruzamentos desordenados que prejudica os eqüinos.
O cavalo Pantaneiro é um patrimônio histórico porque cooperou na fixação do homem no Pantanal e em todo território mato-grossense. Além disso, um elemento econômico-social, já que a totalidade da população que habita o Pantanal o utiliza na bovinocultura e como meio de transporte, sobretudo nas cheias.
Com informações MS Notícias