Congresso de Cavalo Pantaneiro segue até domingo

Continuam em Campo Grande (MS) as atividades do 1º Congresso Brasileiro de Cavalo Pantaneiro, que teve início no dia 31 de maio no Haras Nevada. O evento é realizado pela Associação de Criadores do Cavalo Pantaneiro do Mato Grosso do Sul e pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Pantaneiros até o dia 6 de junho.

Programação – O encontro oferece palestras sobre o histórico do cavalo pantaneiro, reprodução eqüina, nutrição eqüina, morfologia do cavalo funcional e fisiologia do exercício. Estão previstos cursos sobre doma, rédea, casqueamento e artesanato em couro, além de workshops.

Cavalo Pantaneiro

A raça cavalo pantaneiro se formou de maneira natural, por segregação, há mais de 300 séculos na região dos Pantanais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em conseqüência das distâncias e dificuldades de comunicação entre essa zona e o litoral, o Pantaneiro ficou isolado durante longos anos e livre dos cruzamentos desordenados que prejudica os eqüinos.

O cavalo Pantaneiro é um patrimônio histórico porque cooperou na fixação do homem no Pantanal e em todo território mato-grossense. Além disso, um elemento econômico-social, já que a totalidade da população que habita o Pantanal o utiliza na bovinocultura e como meio de transporte, sobretudo nas cheias.

Com informações MS Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>