Conheça Cícero Peralta

As belezas naturais de Bonito (MS) são responsáveis pela grande demanda de turistas que visitam o destino de ecoturismo, porém uma estrutura organizacional, programas que incentivam o turismo, entre outros, são de extrema importância para o desenvolvimento da região.

Um dos órgãos responsáveis pelo setor é o Conselho Municipal de Turismo de Bonito (MS) -COMTUR- que tem como um de seus objetivos desenvolver programas e projetos de interesse turístico visando incrementar o fluxo de turistas ao Município, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

Para falar um pouco mais sobre esse assunto a Coluna Quem Faz Bonito apresenta hoje (01), Cícero Ramos Peralta, Presidente do COMTUR. “Comecei no COMTUR em 2002, assim que retornei para morar na cidade. No início assistia às reuniões, depois fui suplente de conselheiro, conselheiro titular, vice presidente e atualmente presidente por 5 mandatos consecutivos”, nos conta.

Turismólogo por formação e Pós-Graduando em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas, Cícero reside em Bonito em dois momentos distintos de sua vida. A primeira etapa quando era criança e mudou-se juntamente com sua família. “Morei em Bonito nos anos de 1963 até 1975 e de 2002 até os dias atuais”.

Desde seu primeiro mandato Cícero observou algumas modificações no turismo em Bonito. “Foi introduzida diversas mudanças e inovações no conselho, como a criação do Boletim Informativo; a elaboração do Calendário de Alta e Baixa Temporada para dois anos seguintes, já que antes era só para um ano; criação da comissão de feiras e eventos com planejamento de participação nas feiras. O COMTUR já era, mas atualmente está muito mais consolidado como referência nacional. Somos convidados com frequência para participar de eventos em diversos estados brasileiros para falarmos sobre o Conselho. Atualizamos o estatuto para corrigir algumas distorções e o conselho passou a ser um importante órgão de apoio à administração com sugestões e parceria, e muito mais”, diz Cícero.

Bonito, eleito pela décima vez consecutiva como o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil (Prêmio Revista Viagem e Turismo), atrai a cada ano um número expressivo de visitantes. Cícero ressalta que esse aumento é “fruto do trabalho de uma participação organizada em feiras e eventos, grande recebimento de visitas técnicas, da melhoria da infraestrutura, entre outros fatores, que aconteceram nesse período”.

Porém “a busca pela melhoria na área da qualificação, da infraestrutura e da super estrutura devem ser uma constante. Não pode parar nunca, pois temos um cliente cada vez mais exigente, mais ciente de seus direitos e a prestação dos serviços locais devem acompanhar esse fenômeno”, afirma Cícero quando questionado sobre o que pode ser melhorado no destino.

Além de Presidente do COMTUR, Cícero atua como agente de viagens e é proprietário da Pousada do Peralta “desde 03 de janeiro de 1994, quando adquiri o terreno”.  Incentivado pela oportunidade de mercado e visualizando que Bonito seria um importante destino turístico decidiu entrar no ramo da hotelaria.

Qualidade no atendimento. Esse é um dos diferenciais do seu empreendimento. “Apesar de pequena, a Pousada oferece qualidade de atendimento, ambiente muito agradável com muito verde, pássaros e espaço para crianças”.

A Pousada do Peralta possui 16 apartamentos e 54 leitos, sendo todos equipados com ar condicionado, tv parabólica, frigobar, internet sem fio e piscina, tudo isso a preços altamente competitivos.  Dspõe também de infra estrutura básica para motor home.

O silêncio característico do local só é quebrado pelo canto das aves que ali comparecem, principalmente araras e periquitos, que vem se alimentar muito próximo das dependências da pousada.

Conheça um pouco mais sobre nosso entrevistado de hoje na coluna “Quem Faz Bonito”:

Te Chamam de: Peralta

Nasceu em: 05 de dezembro de 1957

Signo: Sagitário

O que comeria todos os dias: Arroz e carne

Na sua cabeceira tem: Meu celular

Não sai de casa sem: Celular e carteira

Adora ouvir: Música sertaneja

Gosta de assistir: Futebol e Fórmula 1

O que te inspira: Trabalhar cada vez mais pelo crescimento de Bonito

Não vive sem: Minha família

Simplesmente inesquecível: Meu retorno à Bonito, após 26 anos morando em outras cidades

O que faz nas horas de lazer: Pesco

Melhor lugar que visitou: Entre tantos outros, Abrolhos (BA)

Qual lugar gostaria de visitar: Fernando de Noronha (PE)

Qual foi uma experiência marcante que já vivenciou na natureza: Dormir (e amanhecer) em plena mata amazônica, no município de São José do Xingu MT, não totalmente perdido, mas sim porque acabou a bateria da lanterna

O que faz por Bonito: Tudo o que estiver dentro de nossas possibilidades e do nosso conhecimento, para que o destino melhore cada vez mais, gerando mais emprego, renda e cidadania para nosso povo

Bonito para você é: Tudo. Um lugar mágico, que já deu e ainda vai nos dar muita alegria e orgulho!

Saiba mais sobre o trabalho de Cícero Peralta no site: www.pousadadoperalta.com.br

Até a próxima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>