Conheça Liliane Lacerda, bióloga do IASB

Comemora-se no dia 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente. Diversas instituições realizam ao longo da semana que antecede à data eventos que visam conscientizar a população para a preservação da natureza e no destino de ecoturismo Bonito (MS), não poderia ser diferente.

Pensando nisso nossa entrevista semanal na Coluna “Quem Faz Bonito” apresenta Liliane Lacerda, Bióloga, Especialista em Turismo e Meio Ambiente, Coordenadora de Projetos do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB e também idealizadora da Feira Ambiental e Social de Bonito: Conhecer para Preservar!, que acontece pelo segundo ano no destino, nos dias 02 e 03 de junho. Seu intuito é contribuir com a transmissão de informações ambientais e sociais para a população de Bonito, através da promoção de uma série de atividades, exposições e painéis.

A ideia do evento surgiu em 2009 após Liliane participar de uma Feira Ambiental em São Paulo. “Achei muito interessante a forma de repasse das informações para os participantes. Retornando à Bonito, fiquei com a ideia na cabeça e coincidentemente surgiu um edital que o IASB poderia concorrer. Eu e minha colega de trabalho da época, a bióloga Daiana Fassini, elaboramos um projeto com um formato parecido com o da feira. No entanto não foi aprovado.  Logo em seguida, reformulamos  o projeto, que foi aprovado pelo Centro de Apoio Sócio Ambiental – CASA e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Bonito/MS, e desenvolvemos a primeira edição da feira ambiental e social de Bonito em 2010″.

A segunda edição da Feira Ambiental e Social de Bonito conta com o patrocínio da Petrobrás, através do Programa Petrobrás Ambiental e também pelo COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. “Este patrocínio está sendo possível devido à aprovação de nosso novo projeto  denominado Ilhas Verdes. Concorremos à seleção nacional do programa com mais de 900 projetos e fomos aprovados dentre outros 43. Assim, conseguimos o recurso para realização não só da segunda edição da feira, mas também da terceira, que será realizada em 2012″, afirma Liliane.

A boa iniciativa de Liliane trouxe bons resultados e a Feira Ambiental e Social de Bonito garantiu seu espaço na cidade. “O Secretário de Meio Ambiente nos informou que a feira já é considerada como o evento oficial do município para comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, já que  estimula a criatividade dos alunos, uma vez que promove concursos culturais de desenho e um desfile feito com roupas de materiais recicláveis. Assim, envolvemos praticamente, todos os setores da sociedade num evento que tem como objetivo transmitir informações ambientais e sociais de forma interativa”, conclui a bióloga.

Liliane ressalta ainda que o evento fortalece o papel do IASB e seus parceiros perante a comunidade e provoca uma maior sinergia entre as instituições ambientais que atuam no município.

Confira:

Te Chamam de: Lili, Lilica ou Lilith

Nasceu em: 02/04/1981, em Campo Grande (MS)

Signo: Áries

Comeria todos os dias: Yakisoba

Na sua cabeceira tem: Livros

Não sai de casa sem: Roupa (risos)

Adora ouvir: Reggae, música anos 80 e pop rock

Gosta de assistir: Filmes, jornal e documentários

O que te inspira: Fazer a diferença!

Não vive sem: Família e amigos

Simplesmente inesquecível: Minha mudança para Bonito

Lazer: Leitura

Melhor lugar que visitou: Cada lugar que visitei tem sua particularidade, sendo difícil distinguir o melhor deles

Qual lugar gostaria de visitar: Amazônia

Qual uma experiência marcante que já vivenciou na natureza: Ver uma área de mata ciliar recomposta, sabendo que fui eu que fiz o plantio das mudas algum tempo atrás.

O que faz por Bonito: Tenho dedicação exclusiva ao IASB. Assim, me empenho em realizar ações voltadas para a melhoria ambiental e social de Bonito. Elaboramos projetos visando de alguma forma contribuir com a qualidade de vida das pessoas e também, desenvolver metodologias que facilitem o processo de recuperação de áreas degradadas. Quando desenvolvemos esses projetos, dou o máximo de mim para que alcancem resultados positivos, supere as expectativas da instituição e dos envolvidos, fazendo com que tragam bons frutos para a cidade de Bonito.

Bonito para você é: Tudo de bom!

Saiba mais sobre os projetos desenvolvidos por Liliane Lacerda nos sites:
www.iasb.org.br / www.ilhasverdes.blogspot.com / www.plantebonito.blogspot.com

Até a próxima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>