Curso de primeiros socorros e salvamento aquático para Guias de Turismo

Os atrativos Estância Mimosa Ecoturismo, Rio Sucuri, Recanto Ecológico Rio da Prata e Boca da Onça, em parceria com a Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito – ATRATUR – promovem em Bonito (MS) entre os dias 30 de maio a 03 de junho e 06 e 07 de junho, o Curso de Primeiros Socorros e Salvamento Aquático, direcionado especificamente para Guias de Turismo.

O objetivo do evento é a reciclagem da qualificação do profissional revendo os procedimentos padrões para atendimento de primeiros socorros e salvamento aquático. “Se o guia está bem preparado para fazer um atendimento de emergência, as consequências dos acidentes são menores, pois o atendimento eficiente diminui os riscos de agravamento do acidente”, afirma Eduardo Coelho, proprietário dos atrativos Rio da Prata e Estância Mimosa, idealizador do evento.

O curso será ministrado por Osmar Muller, guia de turismo há mais de 10 anos e Sargento bombeiro militar em Jardim, por Marcos Bruno Machado, Soldado Bombeiro Militar e pelo Sargento Bombeiro Edson Lázaro.

“É importante ressaltar que o treinamento contará com a colaboração de um profissional que também atua no segmento. É um curso para guias ministrado por um guia de turismo”, ressalta Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade dos passeios Rio da Prata e Estância Mimosa.

O Sargento Muller reforça a importância da participação dos profissionais no evento. “No meu ponto de vista, a reciclagem para os guias de turismo é extremamente necessária, pois ele trabalha diretamente com o visitante no dia a dia. É uma forma de preservar a sua própria vida e também a de terceiros”.

O conteúdo abordado no curso abrange os seguintes tópicos: hemostasia (hemorragia), hipoglicemia, hipotermia, situações essas que, de acordo com Sargento Muller, acontecem com maior freqüência durante os passeios. Outros assuntos como definição e conceito de primeiros socorros, atendimento às vítimas de emergência, procedimentos diversos de imobilização, emergências clínicas, afogamentos, fases do salvamento, também serão abordados.

Programação

As aulas serão divididas em duas etapas: teóricas e prática. As teóricas serão realizadas no salão do Hotel Marruá, nos dias 30/05 à 03/06, terão início às 19h00 e seguem até às 22h30.

Já as aulas práticas serão ministradas no Balneário Municipal de Bonito. Para estas aulas, os participantes do Curso de Primeiros Socorros e Salvamento Aquático serão divididos em duas turmas, nos dias 06 e 07 de junho, e terão início a partir das 8 horas da manhã.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e serão feitas somente por telefone no Recanto Ecológico Rio da Prata: (67) 3255-2108 ou (67) 8403-5204. A taxa de inscrição é de R$ 20,00, a qual deverá ser paga no primeiro dia do curso, mediante também a apresentação obrigatória da credencial de guia de turismo e documentos pessoais (carteira de identidade e CPF ou carteira de motorista).

Participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>