Dia do Guia de Turismo – 10 de maio



Hoje, dia 10 de maio de 2012, é comemorado o Dia do Guia de Turismo, profissional responsável pelo acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas e excursões.

De acordo com informações do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Amazonas, no Brasil é considerado Guia de Turismo o profissional cadastrado na Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo – nos termos da Lei nº 8623, de 28 de janeiro de 1993.

Confira atribuições do Guia de Turismo segundo a lei nº 8623:



– Acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais ou especializadas dentro do território nacional; acompanhar ao exterior pessoas ou grupos organizados no Brasil;

– Promover e orientar despachos e liberação de passageiros e respectivas bagagens em terminais de embarques e desembarques aéreos, marítimos, fluviais, rodoviários e ferroviários;

– Ter acesso a todos os veículos de transporte, durante o embarque ou desembarque, para orientar as pessoas ou grupos sob sua responsabilidade, observadas as normas específicas do respectivo terminal.

– ter acesso gratuito a museus, galerias de arte, exposições, feiras, bibliotecas e pontos de interesse turístico, quando estiver conduzindo ou não pessoas ou grupos, observadas as normas de cada estabelecimento, desde que devidamente credenciado como Guia de Turismo;

– Portar, privativamente, o crachá de Guia de Turismo emitido pela EMBRATUR.

Em Bonito (MS) a maioria dos atrativos turísticos visitados pelos turistas deve ser acompanhado por um guia de turismo, que além de orientar e falar informações sobre o passeio, também contam um pouco sobre a história dos passeios e da região.

Gerente de Vendas do Grupo Rio da Prata, Carina Freitas comentou sobre a importância dos guias de turismo para a realização dos passeios. “Os guias de turismo têm papel fundamental na atividade turística. Eles não só conduzem, como colaboram com a educação ambiental e cultural dos visitantes, transmitindo informações sobre a natureza, hábitos e histórias do local e enriquecendo ainda mais o passeio do turista que volta para sua cidade satisfeito”, argumenta.

“No Destino Bonito, todos os passeios são realizados mediante a presença de um guia local e em nossos passeios ainda apoiamos o treinamento desses profissionais através de cursos de reciclagem e primeiro socorros com a finalidade de entregar um produto com ainda mais qualidade”.


Parabéns aos guias de turismo de Bonito e de Brasil!

 





Confira aqui a legislação completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>