Eco Espaço apresenta luminárias ecológicas no Festival de Inverno de Bonito

Um local totalmente voltado para nos temas ambientais, abrigando exposições de fotografia, oficinas, shows musicais e arte. Esse é o Eco Espaço instalado em Bonito (MS) durante o Festival de Inverno, que segue até o dia 02 de agosto.

Uma das atrações é Arte e Luz na Rua, formado por um grupo de participantes da Casa de Oração do Povo da Rua, formado em 2001, por mulheres e homens em situação de rua. Através da descoberta do reaproveitamento do bagaço de cana-de-açúcar o grupo confeccciona luminárias ecológicas.

Confira o passo a passo da produção:

A cana é plantada em fazendas e vai para São Paulo para a produção de caldo de cana em feiras e lanchonetes. Desses locais, a equipe da oficina coleta o bagaço da cana para ser processado. 

O bagaço de cana passa por um processo de separação do miolo e da casca. Em seguida passa por um processo de cozimento. O bagaço, então, é lavado e as fibras mais grossas são retirados.

O bagaço da cana é misturado com cola e aplicado em estruturas feitas de tela de arame.

Por fim, as luminárias recebem acabamento com a montagem da estrutura elétrica e ganha um aspecto propício para decorar qualquer ambiente.

Por Carla Layane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *