Ecoturismo e conservação ambiental

Uma das explicações para a origem da atividade turística está intimamente ligada às necessidades humanas. Deslocamentos geográficos se deram em função da sobrevivência humana e evoluíram, contribuindo para a consolidação do formato de turismo atual.

O campo de estudo da Biogeografia através de suas áreas de conhecimento podem subsidiar a afirmação em suas considerações que agregam deslocamento e conservação da espécie humana, ao longo da trajetória histórica da humanidade.

Brown e Lomolino (2006:573) questionam se “nossa espécie exibe padrões de dispersão e modificação similares àqueles que ocorrem na maioria do planeta?” As manifestações de peregrinação às terras santas ou a esperada visita de Zeus nos jogos olímpicos na Grécia Antiga também se dão através das viagens.

Assim, considerações históricas a respeito da criação dos primeiros equipamentos de hospedagem; dos caminhos, das ferrovias e estradas rodoviárias; do aumento exponencial do número de viagens e de turistas no pós-guerra; da alienação no ócio e no lazer na sociedade pós-moderna, fazem-se fundamental para discutir a atividade turística (REJOWSKI, 2002).

Fonte: Gabriela Barros Rodrigues, Ozelito Possidônio de Amarante-Junior
Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v.2, n.2, 2009, pp.142-159..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>