Ecoturismo em Bonito

O município de Bonito (MS), tornou-se conhecido nacional e internacionalmente por suas belezas naturais, como grutas, rios de águas cristalinas, cachoeiras, flora e fauna, sendo eleito em 2002, como o melhor destino para o ecoturismo no país pela revista de publicação nacional Viagem.

A profissionalização da atividade turística começou há 10 anos por uma ação conjunta do Sebrae/MS, EMBRATUR, SENAC/MS e Prefeitura Municipal que capacitaram cerca de 1.700 pessoas entre empresários, guias e outros profissionais. O resultado desse trabalho ocasionou um aumento de até 1.000% na oferta de serviços ao turista, incluindo novos hotéis e restaurantes, exploração profissional dos atrativos e agências especializadas em ecoturismo.

O sucesso de suas belezas naturais vinha atraindo, ao longo dos anos, um grande número de turistas. O êxito estava causando inúmeros problemas para a infra-estrutura do município, tais como: sistema inadequado de coleta, tratamento e distribuição das águas potáveis, esgoto e lixo, infra-estrutura viária inadequada para atender aos locais turísticos, ao escoamento da produção agropecuária e ao baixo índice de ocupação dos atrativos turísticos na baixa temporada.

Confira o trabalho na íntegra no anexo.

Autor: Jorge Tadeu de Barros Veneza
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>