Ecoturismo no Parque Ecológico do Tietê promove conscientização ambiental

Parque Ecológico do Tietê oferece trilhas e outras atividades ecopedagógicas gratuitamente. Localizado na zona leste da “selva de pedra” paulistana, o PET (Parque Ecológico do Tietê) é uma boa opção para quem deseja praticar ecoturismo sem sair da metrópole. Nas trilhas monitoradas do PET, os participantes fazem um breve estudo ecológico e histórico do parque e do rio Tietê, em um percurso repleto de animais vivendo em liberdade. Neste mês de maio, as atividades já contam com inscrições de mais de 30 grupos, ou cerca de 1.400 trilheiros de todas as idades e de diversas regiões do Estado.

Parte do Programa de Educação Ambiental do parque, que é administrado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), os passeios são divididos nas modalidades Visita ao Viveiro de Mudas e Trilha das Águas. Em meio à fauna e à flora da área de preservação, os grupos aprendem sobre as consequências das ações humanas no meio ambiente e como é importante e possível recuperar áreas e rios degradados.

Na Trilha das Águas, os participantes são orientados pelos monitores ambientais do PET, durante percurso de 4 km, em meio a lagos e brejos banhados pelo rio Tietê onde garças, cotias, lagartos teiú e outros animais silvestres circulam livremente sob cuidados dos veterinários do DAEE.

Cenário semelhante é encontrado pelas turmas que optam pela visita ao Viveiro de Mudas, onde são cultivadas espécies nativas para reflorestamento de áreas degradadas de mata ciliar. Nela, é percorrida uma trilha de cerca de 2 km, em que se conhece o antigo Porto de Areia e Olaria, o Museu do Tietê, o CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres) e o viveiro.

Serviço:
Parque Ecológico do Tietê – Núcleo Engenheiro Goulart
Horário de funcionamento: 8h às 17h – Entrada gratuita
Estacionamento: 50 vagas no interior, próximo à administração do parque e 1000 vagas no estacionamento externo.
Telefone: (11) 2958-1477/1450/9035 (para agendamentos e informações)
Endereço: Rua Guira Acangatara, 70.
Atividades e equipamentos que precisam ser agendados: Programa de Educação Ambiental, visita monitorada ao Museu, quiosques grandes, quadras, campos de futebol, palco ao ar livre, anfiteatro e teatro de arena.

Como chegar:
O acesso fica na Av. Dr. Assis Ribeiro, altura do nº 3.000. Indo de carro, entre no km 17 da rodovia Ayrton Senna, sentido SP/Rio; de Metrô, desembarque na estação Penha, pegue o ônibus Jardim Keralux e desça na entrada do parque; pelo trem da CPTM, desembarque na estação Engenheiro Goulart, e siga caminhando até a entrada do parque.

Com informações: Departamento de Águas e Energia Elétrica/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>