Edição 2012 do Salão do Turismo Roteiros do Brasil é cancelada

Informações do Instituto Brasileiro de Turismólogos divulgaram recentemente que Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação do Ministério do Turismo confirmou durante a primeira reunião do ano do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que acontece em Brasília, que o Salão do Turismo Roteiros do Brasil que seria realizado em julho, em São Paulo, não ocorrerá mais este ano.

“Está confirmado. Não teremos o Salão porque é um ano eleitoral, além da Rio+20 e não haverá tempo hábil para a realização do mesmo”, informou. Moesch confirmou que o evento volta a ser realizado normalmente em 2013 em data a ser definida.

O fator que pesou mesmo para o cancelamento foi a decisão da presidente Dilma Rousseff de convocar o MTur para realizar ações no Rio de Janeiro em junho, durante a Rio+20 destacando temas voltados para a sustentabilidade. Segundo Isabel Barnasque, coordenadora do Salão, seria impossível realizar as duas ações em tão curto espaço de tempo.

A secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, confirmou que até o final de abril estará lançando o edital do Salão de Turismo de 2013. Segundo ela o modelo do Salão vai mudar e para isso haverá uma discussão com os estados. Ela confirmou que a ideia do MTur será realizar o Salão apenas de dois em dois anos.

Antes mesmo de saber da decisão do MTur, Domingos Leonelli, presidente do Fornatur manifestou sua preocupação com o cancelamento do Salão. “Não é bom que isso ocorra pois se cria um hiato de dois anos entre os eventos e lembro que o Salão é a principal vitrine do turismo brasileiro para o público e uma oportunidade de divulgar os destinos. É lamentavel que isso venha a ocorrer”, adiantou.

Informações Instituto Brasileiro de Turismólogos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>