Embrapa faz preparativos para quinta edição do SIMPAN

Entre os dias 9 a 12 de novembro de 2010, a Embrapa Pantanal realizará, na cidade de Corumbá – MS, o 5º Simpósio sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal – o SIMPAN, com o tema “Gestão do Ecossistema Pantanal: Rumo a Uma Sociedade Sustentável”.

O público estimado será de até 300 participantes, entre universitários, pós-graduandos, professores e pesquisadores. O evento tem o objetivo de divulgar os resultados de pesquisas sobre o Pantanal, além de promover o encontro entre a comunidade científica e a sociedade.

Nesta edição, o simpósio contará com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos, com uma novidade: pela primeira vez, durante a abertura de um Simpósio, será realizada palestra seguido de um grande show , abertos a população, no Porto geral de Corumbá. A atração nacional ainda está sendo definida pela organização do evento.

Entre os temas apresentados estão: o panorama das políticas públicas voltadas para a gestão de recursos naturais do Brasil, hidrologia, mudanças climáticas no Pantanal, atividades econômicas desenvolvidas na região: pesca, produção pecuária extensiva sustentável e orgânica, entre outros. Os resultados das mesas redondas serão distribuídos a todos os participantes em DVD, incluindo as palestras e serão disponibilizados na Internet.

Desde 1986, a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realiza o Simpan que este ano conta com a parceria do Instituto de Comunicação Social do Brasil (ICS do Brasil), responsável pela viabilização, gerenciamento, captação de recursos e pela prestação de contas aos patrocinadores e parceiros do simpósio.

A equipe da Área de Comunicação e Negócios (ACN) juntamente com os pesquisadores da Unidade já vem, há alguns meses, trabalhando na elaboração, programação e organização do evento. Em maio, com o objetivo de captar recursos para o Simpan, o relações públicas da Embrapa Pantanal, Thiago Coppola e o Deputado Federal Vander Loubet (PT), visitaram algumas instituições em Brasília, resultando, entre outras parcerias, no interesse da Petrobras em patrocinar o evento. O vice-prefeito municipal da cidade de Campinas – SP, Demétrio Vilagra, e o presidente do ICS, Maximiliano Gomes de Lima, também contribuíram na captação de recursos e parceiros para o simpósio.

Há alguns meses, a criação de uma emenda parlamentar que venha destinar recursos para a realização de outros Simpósios no Pantanal vem sendo articulada junto ao parlamentar : “A equipe da Embrapa Pantanal já faz um trabalho importante no desenvolvimento e preservação da região pantaneira. A criação de uma emenda parlamentar que destine recursos para eventos como o Simpan, é importante para que esses esforços sejam divulgados” explica o deputado.

A equipe da ACN está realizando a elaboração do site, material gráfico de divulgação, contatos com universidades, palestrantes, imprensa, entre outras ações. Mas há muito trabalho pela frente: “A etapa de captação de recursos para o Simpósio esta finalizada. Agora estamos partindo para a segunda etapa, que será a viabilização de recursos para realização do show da abertura e da palestra. Este será o primeiro Simpósio com show aberto ao público, isto significa muitas pessoas envolvidas “, explica o relações públicas Thiago Coppola, responsável pelo contato com os patrocinadores e parceiros. Em breve será realizada a divulgação, abertura de inscrição e recebimento dos trabalhos científicos para avaliação comissão técnica do simpósio, formada por pesquisadores e professores universitários.

O Simpan é uma realização da Embrapa Pantanal, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto de Comunicação Social do Brasil (ICS) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá, Prefeitura Municipal de Ladário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Entidade Ambiental ECOA.

Com informações Embrapa Pantanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>