Embrapa Pantanal apresenta novas pesquisas sobre apicultura

Pesquisas sobre apicultura na Embrapa Pantanal estão entrando em uma nova fase. Projeto recém-aprovado pelo pesquisador Vanderlei dos Reis prevê a análise fitoquímica de plantas apícolas.

A Embrapa Pantanal investe em pesquisas sobre apicultura há quase dez anos. Até o momento, Vanderlei dos Reis e sua equipe já obtiveram avanços substanciais, que foram apresentados a um público de aproximadamente 120 pessoas no dia 15 de junho, em uma reunião técnica realizada no auditório Águas do Pantanal, na Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Uma novidade, a análise fitoquímica das plantas, foi apresentada no auditório pelo pesquisador Aurélio Borsato. Segundo ele, todas as plantas que têm óleos essenciais são apícolas. Óleos essenciais são uma classe de substâncias químicas de plantas que produzem aromas. Podem ser considerados princípios ativos. “Esses óleos podem ser aproveitados para a produção de perfumes, sabonetes e outros”, explicou Aurélio.

A intenção de Aurélio é investigar se as plantas apícolas do Pantanal possuem óleos essenciais que possam gerar alternativa de renda para o apicultor. Aromas interessam não só à indústria cosmética, mas também à alimentícia.

Veja a reportagem na íntegra no Portal da Embrapa Pantanal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>