Embrapa Pantanal leva alimentos orgânicos para as escolas

Começou ontem (24) em Corumbá (MS) uma série de palestras em diversas escolas municipais com o tema “A importância dos alimentos orgânicos nas escolas públicas municipais urbanas e rurais”. 

O evento organizado pela Embrapa Pantanal faz parte da VI Semana dos Alimentos Orgânicos, campanha nacional realizada pelo Ministério da Agricultura, em parceria com diversas organizações, que visa esclarecer a população sobre os benefícios ambientais e nutricionais dos alimentos orgânicos. 

As palestras fazem parte das atividades do projeto “Educação Agroecológica” que a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS),  executa em parceria com a Secretaria Executiva de Educação, pelo projeto da Estação Experimental do Campo. A proposta é resgatar nos alunos das escolas rurais o interesse pela produção de alimentos saudáveis, de alto valor nutricional e que não causem impactos ao meio ambiente. 

Segundo o pesquisador Alberto Feiden, um dos responsáveis pela coordenação do evento, a proposta é criar em cada escola uma horta agroecológica que servirá de instrumento pedagógico para discussão de questões relacionadas a produção agrícola, a segurança alimentar, o meio ambiente e a agricultura familiar, valorizando o papel dos agricultores familiares para a sociedade. Despertar o interesse desses jovens pela terra, valorizando a importância da produção de alimentos orgânicos, tem sido, também, uma das formas de diminuir o êxodo rural.  

Mesmo com os diversos benefícios oferecidos pelo alimento orgânico, o consumo ainda é baixo no país. “Além de serem mais saudáveis, os produtos orgânicos contribuem para a conservação ambiental e sua produção está relacionada diretamente com conceitos de agroecologia, buscando um melhor aproveitamento dos recursos naturais disponíveis na propriedade”,  explica  o pesquisador. Foi pensando em difundir essas informações que o Governo Federal instituiu, desde 2005, que na última semana do mês de maio seria comemorada a Semana Nacional do Alimento Orgânico.

Em Corumbá, o evento conta com a  parceria da Secretaria Executiva de Educação de Corumbá, a CISV – Comunitá Impegno Servizio Volontariato e a ATAAC – Associação dos Técnicos Agrícolas dos Assentamentos de Corumbá. As palestras serão ministradas nas Escolas Municipais:  Porto Esperança, Clio Proença,  Ângela Perez,  Monte Azul, CAIC Delcídio do Amaral, Carlos Cárcano, Castro Alves,Carlos Cárcano Eutrópia, CAIJ-Centro Integrado de Assistência à infância e Juventude, Paiolzinho, Izabel Correia e Cássio Leite.

Com informações Embrapa Pantanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>