Embrapa visita escola estadual em Corumbá

O programa Embrapa & Escola esteve nesta terça-feira, dia 5 de julho, na escola estadual Carlos de Castro Brasil, em Corumbá (MS), promovendo uma palestra sobre uso e conservação da água para 34 estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio.

A pesquisadora Márcia Divina de Oliveira, da Embrapa Pantanal, mostrou a distribuição de água doce no Planeta Terra (0,5% da água doce do planeta é considerada disponível para uso). Ela abordou ainda aspectos ligados à escassez e à disponibilidade e dos principais usos da água, com um panorama da situação no mundo e no Brasil.

A pesquisadora utilizou como base informações da Unesco, da ANA (Agência Nacional das Águas) e do Ministério do Meio Ambiente. Segundo Márcia, quanto mais a população cresce, maior é a demanda por água. A população da Terra ganha a cada ano 80 milhões de pessoas. Isso significa que 64 bilhões de m³ de água serão demandados anualmente.

Ela explicou que atitudes para preservação e conservação deste recurso são fundamentais para garantia da qualidade e quantidade da água para as futuras gerações. “O uso da água limpa, em geral, resulta em água com resíduos que não deveria retornar aos rios sem tratamento. No entanto, cerca de 80% dos corpos d`água no Brasil têm algum tipo de poluição.”

Os alunos da Castro Brasil estão comemorando a Semana do Meio Ambiente, porque no começo de junho não tiveram tempo para realizar a atividade completa.

Segundo a coordenadora Cleidy Alves Baiaroski, os alunos desenvolvem o projeto interdisciplinar “Preservação do Meio Ambiente – The Planet asks help”, cujo objetivo é conscientizar os estudantes sobre a problemática envolvendo o meio ambiente e sua degradação.

Antes da palestra com a pesquisadora, o relações públicas Guilherme Caetano fez uma apresentação institucional sobre a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Embrapa & Escola é um programa nacional da Embrapa e tem como finalidade levar informações sobre as pesquisas da Embrapa aos estudantes. Interessados podem procurar o coordenador Guilherme Caetano pelo tel. (67) 3234-5884 ou Raquel Brunelli, no 3234-5882, para agendar as palestras.

Informações Assessoria de Imprensa da Embrapa Pantanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>