Empresário de Bonito e região fala sobre turismo rural na Paraíba

Palestrante do 2º Seminário Nordeste de Turismo Rural, evento que acontecee paralelo a 7ª Feira Regional de Turismo Rural, em Campina Grande, na Paraíba na última semana, o empresário Eduardo Coelho, abordou a experiência do Mato Grosso Sul na preservação dos destinos de Bonito e Jardim.

Dono do Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e da Estância Mimosa, Eduardo explicou para o público como os municípios e a classe empresarial conseguiram equilibrar a relação entre conservação ambiental e a exploração do turismo nas duas regiões.

Dentro das ações de preservação o empresário citou a limitação e controle das visitas. Segundo ele circulam pelos 34 atrativos naturais cerca de 150 mil visitantes ao ano que obrigatoriamente precisam agendar suas estadias e passeios nas 33 agências do local.

O limite de visitações diárias nos atrativos também é regulado e todos os equipamentos e empreendimentos funcionam com licença ambiental de operação, devendo obrigatoriamente monitorar os impactos ambientais e fazer reciclagem do lixo, para descarte adequado dos resíduos.

Além do controle e das licenças, Coelho afirmou que um dos motivos que afastou uma maior movimentação, e isso auxiliou na preservação das localidades, foi a distância dos os grandes centros urbanos. “O afastamento dos centros nos deu tempo para organizarmos tudo antes que houvesse o boom de visitações e afastou a cidade de virar município de casa de fim de semana”, comentou Coelho.

Outro fator abordado pelo empresário foi o preço praticado. “Conseguimos cobrar bem. Muitas pessoas reclamam dos valores, mas se você não cobra adequadamente não consegue ofertar um bom serviço. O preço adequado é um dos motivos para disponibilizar um serviço de qualidade”, explicou.

Informações Administradores.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>