Encontro aborda Geopark Bodoquena Pantanal

O Centro de Convenções de Bonito sediou hoje o I Encontro  Estadual do Geopark Bodoquena Pantanal. O evento faz parte da programação da décima primeira edição do Festival de Inverno de Bonito e foi aberto na presença do Presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros; Diretora-presidente da Fundtur/MS, Nilde Brum e Maria Margarete Ribas do IPHAN.

O Encontro teve como objetivo a divulgação do Decreto Estadual Normativo que criou o Geopark Bodoquena – Pantanal em 22 de dezembro de 2009; democratizar o conceito e os aspectos que envolvem o projeto de estruturação do Geopark em MS e suas ações; disseminar os aspectos sobre os impactos positivos para a cadeia produtiva do turismo científico, nas ações culturais, nas pesquisas universitárias, nas áreas de desenvolvimento local, geologia, antropologia, arqueologia, paleontologia, história de MS e outros e aprofundar as discussões com os membros do Conselho Gestor do Geopark sobre as etapas a serem cumpridas até o envio do dossiê para a Unesco.

Os palestrantes do Encontro foram: Carlos Fernando de Moura Delphim, Coordenador da Paisagem Cultural da Diretoria de Patrimônio Material do IPHAN e Nivaldo Vitorino, arquiteto do Estúdio Votupoca de São Paulo.

Carlos Delphim ressaltou a importância do reconhecimento da área pela UNESCO tanto para o Estado de Mato Grosso do Sul quanto para toda a sociedade.

O arquiteto Nivaldo apresentou ao público o projeto do Centro de Referência do Geopark, a ser construído em Bonito, no antigo aeroporto da cidade, mostrou a logomarca criada para o empreendimento,a  fachada e o seu interior. A construção está prevista para ter 3.350 metros quadrados.

Após as apresentações os palastrantes participaram de um bate-papo com os participantes, confirmando assim o interesse da sociedade no Geopark Bodoquena Pantanal.

Por Carla Layane

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>