Equipe de programa avista ave rara em Jardim

A nova espécie avistada era o Peixe-frito-pavonino (Dromococcyx pavoninus), uma ave difícil de observar, conhecida pela garganta e peito amarelado e a bela cauda manchada.

Durante o passeio de observação de aves no Recanto Ecológico Rio da Prata em Jardim (MS), realizado com a equipe do Programa Terra da Gente , no dia 18 de junho, foi avistado uma ave que não estava catalogada no registro Diagnóstico e Plano de Manejo da Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Cabeceira do Prata elaborado em 2007, no qual foram registrados 228 espécies de avifauna, dentro dos diferentes ambientes encontrados na fazenda.

A nova espécie avistada era o Peixe-frito-pavonino (Dromococcyx pavoninus), uma ave difícil de observar, conhecida pela garganta e peito amarelado e a bela cauda manchada.

Confira algumas informações feitas por Valdenir Roberto de Souza, Engº Ambiental e funcionário do Grupo Rio da Prata:
Habita bordas de mata em geral e cerrados com vegetação alta, sendo de difícil visualização. Bem discreto, oculta-se entre a folhagem, quase nunca detectado, exceto ao cantar. Há variações, mas o canto típico é um “puu-pi, puu-pi-pi” assobiado.

Não sendo diferente das informações, foi ouvido o canto na qual o Guia Passarinheiro Alyson Melo fez a utilização de play-back (reprodução do canto da ave), no entanto foi gravado e reproduzido o próprio canto da ave. Isso fez com que ele aproximasse onde permitiu a visualização e registros fotográficos.

Melo declarou que nunca tinha avistado-o nos 14 anos de trabalho com aves, para ele foi um presente a avistagem.

Com informações: Bonito Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>