Estância Mimosa sedia a 2ª Prova de Rogaine realizada no Brasil



Sob a chancela da Federação Internacional de Rogaine (IRF) e da Federação de Orientação do Mato Grosso do Sul, FOMS, o Clube de Orientação e Desporto de Aventura de Campo Grande (CODAC) realizou no último dia 15 de junho, na cidade de Bonito, MS, a primeira prova de Rogaine do Mato Grosso do Sul e a 2ª prova ocorrida no Brasil e na América Latina. A 1ª foi realizada em janeiro de 2006 na cidade de Caçapava do Sul no Rio Grande do Sul pela Federação Gaúcha de Orientação.

O rogaining ou Rogaine é um esporte de navegação cross-country (através campo) de longa distância. Um prova de Rogaine tem normalmente a duração de 24 horas, mas há diversas pequenas variantes de 3, 6 e 12 horas. Trabalho em equipe, resistência, competição e uma apreciação do ambiente natural são características do esporte.  O rogaining envolve planejamento e navegação entre os checkpoints (Pontos de Controle), usando uma variedade de tipos de mapas, contando como único auxilio uma bússola. Os “rogaines” são em geral eventos diurnos e noturnos nos quais equipes de 2 até 5 membros fazem os percursos somente a pé, navegando com mapa e bússola. As equipes selecionam sua própria ordem de visitação de checkpoints no terreno que varia de campos abertos a matas fechadas.

A prova realizada no último domingo em um tempo limite de 3 horas, contou com a participação de 42 duplas de diversos municípios do Mato Grosso do Sul e da capital, Campo Grande, totalizando cerca de 90 atletas que disputaram troféus e medalhas como premiação.

O palco do certame foi a belíssima Estância Mimosa Ecoturismo de propriedade da empresa Rio da Prata Ecoturismo. A prova contou ainda, com o apoio da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada e do Comando Militar do Oeste. Os patrocinadores foram o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul por intermédio do Fundo de Incentivo ao Esporte, gerenciado pela Fundesporte, a Base Aérea de Campo Grande e a empresa Rio da Prata Ecoturismo.

 Das 42 duplas que largaram, 39 duplas concluíram a prova e 03 duplas foram desclassificadas. A prova contou com 40 pontos de controles (PC) distribuídos de forma aleatória na área da Estância, que abrange cerca de 410 hectares de área. A escala do mapa foi de 1/ 11.500 desenhado em uma folha A3.

A chuva forte que caiu no início da prova não diminuiu o ânimo e a determinação dos atletas que tiveram 3 horas para somar o máximo de pontos possível. A equipe vencedora na categoria elite formada pelos atletas do município de Nioaque, Ironir e Teodoro Marques, somou 1150 pontos e concluiu a prova em 2 horas e 35 minutos e 28 segundos, seguido de perto pela dupla campo-grandense, Lucio Brandão e Renan Matida, com 1150 pontos e com o tempo de 2 horas e 40 minutos e 56 segundos de prova.

O Mini-Rogaine 3 horas foi considerado um verdadeiro sucesso pelos organizadores, seja pelo público participante, seja pelo belíssimo palco oferecido pela Estância Mimosa Ecoturismo. Depois da prova os atletas, organização e assistência puderam saborear uma ótima refeição típica do Mato Grosso do Sul, preparada no fogão à lenha e em panela de ferro, e ainda, puderam desfrutar das belezas naturais deste belo recanto do nosso estado.

Quem esteve por lá, pode conferir a dinâmica e a organização de mais uma modalidade de esporte de aventura que se estabelece em nosso país, e que com certeza veio para fincar raízes e cair no gosto da turma amante da natureza e do esporte. Vários atletas já nos perguntaram quando iremos organizar uma nova prova, pois o I Mini-rogaine 3 horas em homenagem a Semana Mundial do Meio Ambiente, deixou um forte gostinho de quero mais.

Fonte: Major José Nilton Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>